Notícias

Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo

Data de inclusão: 24/05/2017 10:07

Com o objetivo de planejar e estruturar o desenvolvimento da economia de turismo, a Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) e as Prefeituras de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, através dos Departamentos de Turismo, se uniram para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O responsável pelo plano será o Sebrae que, na terça-feira (23), na Acisbs, reuniu autoridades, empresários e pessoas ligadas ao turismo para explicar como será o andamento dos trabalhos.

Segundo o coordenador do Sebrae Regional Norte, Jaime Arcino Dias Junior, o primeiro passo será a realização de um estudo preliminar, com informações técnicas. “Em seguida, vamos reunir as lideranças locais e ainda, serão organizados workshops para troca de informações e compreender as ações que podem ser desenvolvidas. O que acontece hoje aqui, é um marco para o turismo dessas cidades, onde o envolvimento de toda a comunidade é fundamental”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk, agradeceu a presença de todos, destacando o apoio e a parceria entre o poder público e o privado. “Agradeço a todos, pois vocês compreenderam a importância de termos uma força turística regional. Hoje demonstramos aqui o quão fundamental é a parceria. A palavra de ordem é a integração e essa integração que fará esse plano ser concretizado. O empreendimento turístico deve ser lucrativo e qualificado para realmente ter retorno”, falou.

“É uma grande satisfação participar deste evento, deste salto que o turismo, a economia da nossa região está dando. O potencial regional é muito grande e acredito que com essa união dos diversos setores, conseguiremos elencar a área de turismo”, comentou o presidente da Acisbs, Mário Nenevê.

Palestra - Carlos Cappelini foi o responsável pela demonstração da parte técnica para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). “Primeiramente será feito um estudo preliminar, composto pela participação de diversas entidades. Todas as características desses municípios estarão nessa etapa. Qual a capacidade que nós temos de atrair pessoas. E qual é a característica dessas pessoas. Ou seja: Quem são, onde estão e quantas são essas pessoas”, explicou.

“Outro ponto para a elaboração do plano será a característica. E quando falamos isso incluímos os hotéis, pousadas, casas de hospedagens, propriedades rurais, toda a parte de alimentação. Ainda, vamos abordar o que de fato diferencia a região. Todas as características naturais. Precisamos ter uma caraterização completa desse diferencial porque é aquilo que fará que o turista se interesse em se deslocar para a região”, disse, completando:”Não adianta pensar que o meu restaurante vai chamar turista, o meu hotel vai chamar turista. Não é só a minha árvore centenária que vai chamar turista”.

Com todos os dados coletados, haverá um seminário para debater as questões estratégicas. “Definir qual a missão do desenvolvimento turístico dessas regiões. Mais do que isso, vamos debater onde queremos chegar daqui a 10 anos. O que nós queremos para essa região, quais as pessoas que queremos que venham para cá. Deixar bem claro onde queremos chegar”, destacou.

“Todas as estratégias serão definidas em conjunto com os municípios. A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrentes desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico”, comentou. “Tudo isso estará incluído no plano que será entregue em novembro”, finalizou.

O evento contou ainda com a assinatura da formalização da parceria entre as prefeituras de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, Associação Empresarial de São Bento do Sul e Sebrae.

Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154
 

Imagens relacionadas

Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Primeiro passo é dado para a elaboração do Plano de Turismo
Todos os direitos reservados © 2017 Prefeitura de São Bento do Sul