Diabetes - Hábitos saudáveis previnem a doença

Data de inclusão: 13/11/2017 14:35

O dia 14 de novembro foi escolhido mundialmente como a data para incentivar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, tanto para prevenir como para controlar o Diabetes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Em São Bento do Sul, são 3 mil diabéticos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

No município, o Centro de Atendimento aos Diabéticos – CADIA, localizado no Centro de Especialidades Médicas (antigo prédio da Cruz Vermelha), serve de referência a todas as unidades de saúde para orientar profissionais e pacientes. Nele, o diabético recebe acompanhamento de endocrinologista e de enfermagem.

“O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, conhecida como hiperglicemia. Isso ocorre porque no nosso organismo temos um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina, o qual controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz”, explicou a enfermeira do CADIA, Rosilei T. Weiss Baade.

Há vários tipos de diabetes, os mais comuns são o Tipo 1 e Tipo 2. No 1, a hiperglicemia ocorre porque as células que produzem a insulina são atacadas erroneamente pelo organismo e a produzem em pouca ou nenhuma quantidade. “O diabetes 1 é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens, mas em situações especiais pode aparecer em qualquer idade. Essa variedade é sempre tratada com insulina, automonitoramento (teste do dedo), planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”, comenta.

Já no diabetes Tipo 2, o aumento do açúcar no sangue ocorre porque algumas células não respondem corretamente à insulina produzida e a perda da função do pâncreas é progressiva.

Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas maiores de 40 anos, mas também pode ocorrer em outras faixas etárias. Está muito associado aos hábitos de vida. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Outros tipos – Existem ainda o Diabetes Gestacional, que é um problema que surge durante a gravidez, onde a mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. E o pré-diabetes.

Pré-diabetes não é propriamente um diagnóstico, mas sim um estado de risco aumentado para o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2. Pessoas com níveis elevados de glicose (açúcar no sangue), obesidade e forte história étnica ou familiar de diabetes podem ser consideradas de risco. “Atividade física e alimentação saudável são fundamentais para qualquer pessoa, com ou sem a doença. Cabe às pessoas saberem da importância da mudança do hábito de vida, pois isso reflete mais para frente. Não podemos apostar todas as fichas nos medicamentos”, disse a enfermeira.

Sintomas - Os principais sintomas do diabetes são urinar com frequência, falta de energia, perda de peso e sede excessiva.

Alguns fatores podem aumentar o risco de contrair o diabetes, como o sedentarismo e alimentação inadequada, além da hipertensão e obesidade. Mulheres com circunferência abdominal superior a 88 cm e homens com cintura maior que 94 cm devem ficar em alerta.

Também são fatores de risco a idade (superior a 25 anos), histórico da doença em familiares, mães que tiveram filhos com peso superior a 4 quilos, diabete durante a gestação ou fraca nutrição durante a gravidez.

Diagnóstico - O exame de glicemia do jejum é o primeiro passo para investigar o diabetes e acompanhar a doença. Os valores normais da glicemia do jejum ficam entre 70 e 99 mg/dL (miligramas de glicose por decilitro de sangue).

Tratamento – Além de monitorar o nível de glicemia - o que é feito com um aparelho chamado glicosímetro - e de tomar a medicação adequada, o diabético precisa realizar de duas a três consultas médicas por ano, fazer exames laboratoriais e consultar cardiologista e oftalmologista anualmente, além de investigação de rins e exame dos pés. “O CADIA fornece o aparelho e as tiras para o monitoramento aos pacientes que utilizam insulina. Atualmente, são fornecidas 40 mil tiras por mês”, conta Rosilei.

A alimentação equilibrada e a prática de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física também são recomendações importantes que o diabético deve seguir e todas as pessoas para evitarem o aparecimento da doença.

Evento – No dia 28 de outubro, a equipe do CADIA promoveu um evento com pacientes com até 15 anos de idade e seus familiares. A programação contou com roda de conversa entre os pais, onde puderam expor seus sentimentos e emoções relacionados ao diagnóstico de seu filho. Atividade prática com as crianças e adolescentes sobre a ação das insulinas, conhecendo grupos alimentares, contagem de carboidratos e interpretação de rótulos de alimento.

Ainda, atividades lúdicas entre pais e filhos estimulando o trabalho em equipe, confiança, comunicação, agilidade, concentração e estratégias. Na ocasião, um lanche saudável foi ofertado, onde os pacientes pesaram os alimentos e contaram os carboidratos. “Possuímos 16 pacientes de até 15 anos com diabete tipo 1 e a ação teve como objetivo fortalecer vínculos entre eles e seus familiares, assim como a troca de experiências entre os outros envolvidos”, comentou a enfermeira do CADIA.

Viviane de Vargas Miranda

Diabetes - Hábitos saudáveis previnem a doença