Notícias

Fundação CERTI realiza encontros no município

Data de inclusão: 06/12/2017 11:52

Nesta semana a Fundação de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) realizou diversos encontros com os parceiros que integram o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) como EPAGRI, SAMAE, PMSBS, Consórcio Intermunicipal Quiriri e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina.

Cada entidade foi envolvida de forma separada tendo informações sobre o planejamento das atividades que serão desenvolvidas, referente aos estudos no programa “Produtor de Água do Rio Vermelho” com diagnóstico e planos de ação sobre sua ação e atuação dentro das responsabilidades que o PSA exige. 

A CERTI apresentou as metodologias de seu trabalho que seguem em etapas distintas com evidência de um cronograma detalhado envolvendo diferentes formas de atuação nas cidades de São Bento do Sul e Campo Alegre, município vizinho que apresenta a nascente principal da micro bacia. O SAMAE, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina e o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura acompanharam a CERTI em campo, percorrendo toda a área montante da captação de água do município até a nascente do rio, como forma de reconhecimento e caracterização das propriedades considerando a matriz produtiva e o ecossistema. 

Os trabalhos são definidos por etapas e a primeira atende ao edital realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, já na sequência serão feitos os diagnósticos socioeconômicos com atenção ao mapeamento, caracterização, reconhecimento dos projetos existentes e legislação. Outra etapa para ser trabalhada é o diagnóstico ambiental com as características que envolvem desde o solo, recursos hídricos, vegetação e biodiversidade. Também serão feitas análises definidas como de multicritérios, que definem as áreas prioritárias para recuperação e conservação da vegetação nativa. 

Com estes levantamentos serão definidos o planejamento estratégico e definição de três planos que devem se adequar ao formato da micro bacia, tendo o plano de monitoramento hidrológico; plano de comunicação e o plano de ação. Parte dos trabalhos contará coma a participação dos atores sociais locais, sendo as instituições públicas, privadas, produtores rurais, entre outros. 

Estes trabalhos são avanços do programa que é pioneiro em Santa Catarina e referência para muitos municípios, esta é uma das principais razões do ente federativo e estadual investir tempo e dinheiro para o nivelamento de informações e um planejamento para futuras ações que terão aporte financeiro adequadamente direcionado, visando a garantia e melhoria da matéria prima para o abastecimento público.

 

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154
 

Imagens relacionadas

Fundação CERTI realiza encontros no município
Todos os direitos reservados © 2017 Prefeitura de São Bento do Sul