Estudos para Plano de Mobilidade Urbana já produzem resultados

Data de inclusão: 10/01/2018 13:19

A partir deste mês, mais precisamente no dia 20, sábado, o público já poderá sentir na prática uma das mudanças que surgirão na cidade com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob, que está sendo elaborado pela Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em parceria com Amunesc e UFSC.

O PlanMob deverá ser concluído e enviado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação de seu Projeto de Lei no mês de outubro, e algumas etapas já foram realizadas, como os seminários que contam com a participação da sociedade organizada, abordando os temas Sistema viário e tráfego; Uso e ocupação do solo;
Meio ambiente e patrimônio; Transporte coletivo e escolar; Transportes ativos e Acessibilidade; além das contagens volumétricas de veículos em diversos pontos e horários para estudos do tráfego, e ainda a audiência pública, que ocorreu no dia 5 de dezembro e contou com a participação de 80 pessoas.

Conforme  explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, engenheiro civil Luiz Cláudio Schuves, "nós estamos nos dedicando muito à construção do PlanMob desde o mês de julho. Já passamos pelas fases de coleta de dados e agora temos condições de calcular e simular diversas situações para melhorar as condições de tráfego em nossa cidade", disse.

Dados concretos
Um dos aspectos que merecem destaque nesta fase de construção do PlanMob, é que com os dados já coletados, principalmente do levantamento de fluxo de veículos, já há condições de aplicar algumas alterações com embasamento técnico, e esta condição ficará ainda melhor na próxima fase dos trabalhos, quando a equipe da UFSC disponibilizará um software específico para simulações reais de tráfego nas vias do município.

Schuves comentou que o software é alimentado pelos dados técnicos que foram coletados no município nesta primeira fase dos trabalhos, e com estes dados, situações reais poderão ser simuladas para a melhor aplicação prática.

"É assim que o PlanMob será construído para São Bento do Sul, com dados técnicos, concretos e estudados. Não temos espaço para achismos, o trabalho que está sendo desenvolvido é estritamente técnico e profissional", disse o secretário de Planejamento e Urbanismo.

Mudanças na Barão do Rio Branco
O software ainda não foi utilizado, mas os dados técnicos colhidos já proporcionaram condições para aplicar uma alteração significativa no trânsito do município, e é esta a alteração que ocorrerá a partir do dia 20 deste mês, quando a rua Barão do Rio Branco contará com três pistas para o fluxo de veículos, e as vagas de estacionamento serão excluídas da via.

A mudança tem por objetivo permitir o melhor fluxo de veículos, que atualmente conta com diversos trechos de lentidão e até mesmo congestionamentos.

Todos os veículos que trafegam pela rua Felipe Schmidt (Banco do Brasil) poderão seguir sem parar para a rua Barão do Rio Branco, pois o tráfego que vem do trecho próximo ao Corpo de Bombeiros seguirá pela faixa da direita, não causando mais a parada de quem desce pela Felipe Schmidt.

Quanto às vagas de estacionamento que serão retiradas, a justificativa para esta ação também se dá por conta de sua utilização após o término do contrato por iniciativa da empresa que possuía a concessão para a exploração dos serviços de estacionamento rotativo no município.

Ao todo são 60 vagas que serão extintas. Estas 60 vagas poderiam atender aproximadamente 300 usuários ao longo do dia, caso a rotatividade do estacionamento fosse respeitada.

Como isto não está mais ocorrendo desde o término da concessão do estacionamento rotativo, são apenas algumas dezenas de usuários que se beneficiam das vagas, deixando seus veículos estacionados praticamente durante todo o dia nestes locais.

Assim sendo, prevendo uma ação positiva para a maioria da população que trafega pela região central da cidade, estas vagas serão extintas para o fluxo de veículos fluir com maior agilidade.