Notícias

Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação

Data de inclusão: 23/02/2018 13:34

O setor do horto municipal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Bento do Sul mantém uma equipe que trabalha continuamente na produção de mudas. Somente durante o ano de 2017 estima-se que foram produzidas mais de 40 mil mudas de flores e mais de 50 mil mudas de verduras, e para este ano estão previstas mais de 60 mil mudas de flores.

Conforme o secretário de Agricultura, Alisson Hastreiter, a produção no horto é contínua, pois é feita a produção de mudas de flores para todas as estações do ano. “Produzimos as mudas de verduras e temperos para as hortas escolares. Isso sem contar as mudas de árvores nativas que distribuímos para a comunidade”, explicou. “Com este trabalho que realizamos também economizamos, pois considerando toda a nossa estrutura e nossos profissionais gastamos cerca de 20% do que custaria se comprássemos todas as mudas durante o ano”, completou Alisson.

Beleza natural

São Bento do Sul é conhecida por ser uma cidade limpa e muito bonita. São muitos os visitantes que elogiam estas características de nossa cidade. E por este motivo o horto municipal conta com uma equipe em período integral para manter os trabalhos. 

Atualmente o horto conta com as profissionais Iris Hüttl Sluminski na produção de mudas de flores, Angelita Hüttl na produção de mudas de árvores, Orli Tadeu Ramos na preparação de terra e serviços de manutenção, Bertoldo Schoefel e Francisco Zoelner Filho que realizam a distribuição e plantio das mudas.

Todos os canteiros públicos espalhados pelo município, seja em praças, calçadas, trevos e vias são mantidos pela equipe do horto.

"É curioso porque tem pessoas de outras cidades ou estados que visitam São Bento e se encantam com as flores dos canteiros, e nesses dias mesmo uma colega comentou que alguns turistas se encantaram com algumas flores do canteiro ali do trevo e acabaram arrancando e levando algumas mudas", comentou Iris.
"É claro que este tipo de atitude não é aprovada, pois os canteiros devem ser preservados", completou Alisson.

Variedade

A variedade de plantas é diversificada no horto. 

As árvores nativas disponíveis atualmente são: pitanga, cereja, araçá, ameixa amarela, ariticu, ipê-amarelo, ipê-roxo, canela, uva japão, pingo de ouro, chuva de ouro, tarumã, plátano, astrapéia, extremosa e araucária.

Quanto às mudas de flores que estão sendo preparadas, há mudas de tajetão, cravina, amor-perfeito, celósia (rabo de galo), boca de leão e mini amor-perfeito.
As mudas de verduras produzidas para as horas escorares compreendem alface, brócolis, rúcula, beterraba e ainda temperos diversos.

"Vale destacar que as mudas de flores que produzimos aqui no horto são para os canteiros públicos. As escolas sempre nos pedem mudas de flores, mas não temos estrutura ainda para atender esta demanda, pois os canteiros públicos já consomem toda nossa produção", comentou Alisson.

Todas as mudas são produzidas em duas estufas, uma com dimensões de 21x7 metros, outra com 6x15 metros, e uma área protegida com tela antiofídica, com 15x21 metros.

Para os interessados em adquirir mudas de árvores nativas, sem custo, o horto municipal atende às segundas, quartas sextas-feiras, das 8h às 12 horas. O horto está instalado no parque da Expoama, em frente à Promosul.

 

Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154

Imagens relacionadas

Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação
Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação
Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação
Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação
Horto Municipal já trabalha com mudas para meia estação
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul