Programa para incentivar a ovinocultura de corte é realizado no município

Data de inclusão: 09/03/2018 15:04

Uma das metas da administração municipal é apoiar os produtores para que a economia agrícola do município possa se desenvolver ainda mais.

E com este objetivo é que a secretaria de Agricultura vem apoiando o programa de Assistência Técnica Regional promovido pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, FAESC - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Sindicato Rural de São Bento do Sul, para o fortalecimento dos ovinocultores de corte do município e até mesmo da região.

Grande participação

Neste programa que iniciou no mês de julho do ano passado, participam 25 criadores de ovelhas para corte de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Cada propriedade recebe uma visita com duração de 4 horas todos os meses para acompanhamento.
Nesta quinta-feira foi realizada a primeira oficina técnica, onde todos os participantes estiveram reunidos na propriedade de Gilberto Zimermann, no bairro Rio Vermelho Povoado.

A propriedade de Gilberto é considerada uma Unidade Conceito do programa, e os participantes puderam verificar todas as questões técnicas aplicadas como o manejo das ovelhas, preparação da pastagem de inverno, manutenção, abrigo, e demais detalhes que promovem uma melhor produção dos animais.

O prefeito interino Márcio Dreveck também esteve presente e fez questão de mencionar o apoio da administração para o desenvolvimento da ovinocultura. "Nós apoiamos todas as ações que beneficiem e fortaleçam a economia agrícola do município. É fundamental que todos os produtores tenham condições para desenvolverem suas produções", disse Márcio.

Alisson Hastreiter, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, também participou da oficina técnica e destacou o aprimoramento que o programa vem proporcionando aos produtores.

A oficina técnica também contou com a participação de Rogério Pietrzacka, engenheiro agrônomo da Epagri.

Marcos Pagani, Coordenador Estadual do Projeto Assistência Técnica em Ovinos de Corte e vice-presidente da Associação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, explicou que o objetivo deste projeto é proporcionar que o produtor trabalhe de forma técnica.

"Nós estamos aqui para que o produtor compreenda que investimento é necessário. O produtor deve investir para obter retorno, melhorando o padrão genético do rebanho, melhorando a parte nutricional, e trabalhar de forma técnica", disse.

Marcos comentou aos participantes que o planalto norte catarinense é uma região modelo para o estado quando se trata de ovinocultura, e que a ovinocultura de corte rende 3 vezes mais que o gado de corte e 2 vezes mais que o gado de leite.

"Saio daqui contente porque São Bento do Sul está no caminho certo", disse Marcos Pagani ao se despedir para retornar à Florianópolis.

Para a instrutora do SENAR, Olga de cássia Coneglian, "estamos trabalhando muito com os produtores para que eles realmente apliquem o manejo sanitário e reprodutivo em suas propriedades, além da importância para que um gerenciamento das propriedades seja realizado. Agora no mês de março estamos realizando a nona visita técnica e observamos que os produtores estão se adequando às situações colocadas e aceitando bem as mudanças", concluiu.

Para o proprietário Geraldo Zimermann as melhoras já podem ser observadas. "Eu crio ovelhas há 30 anos e já senti melhoras com este programa técnico. Hoje não registro mais mortes precoces das ovelhas, e antes isso acontecia. Realmente é um programa muito válido e um ótimo incentivo para aumentar a produção", disse Geraldo que já possui cerca de 130 ovelhas.

O produtor Cláudio Pilz, de São Bento do Sul relatou que os conhecimentos adquiridos durante o projeto vem contribuindo muito em sua propriedade. "A visita de assistência técnica nos orientou ajudou bastante. O projeto vem colaborando para a melhora da criação", disse Cláudio.

As visitas técnicas prosseguem mensalmente em todas as propriedades e contam com quatro horas de duração em cada visita.

Programa para incentivar a ovinocultura de corte é realizado no município