São-bentense Ricardo Roesler é presidente do TRE

Data de inclusão: 13/03/2018 14:58

O desembargador são-bentense Ricardo Roesler assumiu, na noite de segunda-feira (12), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Santa Catarina. Ele assumiu o cargo em substituição ao desembargador Antônio do Rego Monteiro Rocha. Na ocasião, o prefeito em exercício, Márcio Dreveck, prestigiou a solenidade de posse realizada no auditório do Tribunal de Justiça, em Florianópolis.

Também tomaram posse, na oportunidade, os desembargadores Cid Goulart Júnior (vice-presidente e corregedor-geral da Justiça), Volnei Tomazini e Jaime Ramos (juízes substitutos). A solenidade reuniu diversas autoridades dos três Poderes - entre elas o presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço - e foi acompanhada por grande público.

O prefeito em exercício Márcio Dreveck enalteceu o fato de um são-bentense assumir o maior cargo dentro da Justiça Eleitoral do Estado, e destacou que Roesler terá um grande desafio pela frente a partir das próximas eleições. “Teremos eleições no mês de outubro já com as novas regras a serem aplicadas. E hoje, com o avanço gigantesco das mídias sociais, o trabalho do TRE será fundamental para que as eleições ocorram de forma limpa e tranquila”, destacou Dreveck. “O Ricardo tem um currículo invejável e está preparado para essa missão. Desejo a ele sucesso e as melhores projeções possíveis”, acrescentou o prefeito.

Roesler é natural de São Bento do Sul/SC. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Joinville (sede), São Francisco do Sul e Canoinhas entre 1987 e 1989. Foi juiz de direito nas comarcas de Barra Velha (1989-1990), Sombrio (1990-1991), Jaraguá do Sul (1991-1993) e Joinville (1993-2007). No período de 2003 a 2006 foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e, de 2004 a 2007, atuou como diretor financeiro da Associação dos Magistrados Brasileiros. Ainda em 2007, foi nomeado juiz de direito de 2º grau do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, onde tomou posse no cargo de desembargador no ano de 2012.

Atualmente o magistrado compõe vários órgãos julgadores, entre eles o Tribunal Pleno, Órgão Especial, Grupo de Câmaras de Direito Público e Conselho da Magistratura, além de presidir a Terceira Câmara de Direito Público. Nos trabalhos administrativos do TJSC, foi coordenador do Conselho Gestor de Informática, coordenador da Assessoria de Comunicação Social, membro da Comissão Especial da Reforma do Judiciário e de comissões de concurso, e coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional.

Ricardo Baum

São-bentense Ricardo Roesler é presidente do TRE