Projeto visa mais segurança aos alunos

Data de inclusão: 13/03/2018 15:13

Alunos da EBM Sophia Schwedler participaram nesta terça-feira (13), do Projeto Aluno Guia. Esta é a segunda escola municipal a receber o projeto nesta semana. Na segunda-feira (12) os estudantes da EBM Alexandre Pfeiffer participaram da ação e na quinta-feira (15) será a vez da EBM Prefeito Henrique Schwarz.

Desenvolvido pelo Departamento de Trânsito Urbano, em parceria com a Secretaria de Educação, o Projeto Aluno Guia consiste na capacitação de estudantes do 6º ao 8º anos para o auxílio na segurança nos horários de saída da escola, fazendo orientação no trânsito e usando cancela para travessia. “O projeto atenderá, neste ano, três escolas municipais: EBMs Alexandre Pfeiffer, Sophia Schwedler e Prefeito Henrique Schwarz, totalizando 48 alunos participantes”, conta o diretor do Detru, Marcio do Prado Lima.

Durante o projeto os agentes de trânsito Janine Farias e Edson Luis Mariano são os responsáveis por repassarem as informações aos estudantes. As aulas são divididas em conteúdo teórico e, após, os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido. “Na capacitação com os alunos da EBM Sophia Schwedler contaremos com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e 23° BPM de São Bento do Sul”, comentou Márcio.

Segurança no trânsito - O Projeto Aluno Guia foi criado através de lei municipal 2367 de 28 de julho de 2009 e tem como objetivos ampliar a participação das escolas nas questões ligadas ao trânsito, fazendo com que o tema se incorpore à sua cultura e seus hábitos, passando a integrar a rotina escolar; incentivar e treinar os alunos em ações práticas do trânsito, com vistas a assegurar o seu entendimento e a conscientização a respeito da conduta e procedimentos assumidos pelos escolares; envolver mais intensamente todos os pais no processo de educação para o trânsito, principalmente através de uma maior participação e interesse nas atividades dos filhos.

Além de desenvolver nos alunos atitudes de responsabilidade pela segurança de seus colegas, durante as travessias de rua em frente às escolas e fazer crescer nos condutores de veículos a atenção e os cuidados necessários, especialmente nas proximidades das escolas.

Viviane de Vargas Miranda

Projeto visa mais segurança aos alunos