Para pagamento parcelado do IPTU contribuintes devem verificar o cadastro

Data de inclusão: 16/04/2018 10:03

Na última semana venceu o prazo para que os contribuintes realizassem o pagamento da cota única do IPTU 2018. Para quem optou pelo pagamento à vista foi concedido o desconto de 14,4%.

A diretora de tributação da prefeitura, Ingrid Aparecida Stiegler, comentou que após os esclarecimentos prestados ao grande número de contribuintes que consultou a equipe da tributação, isso em virtude das alterações ocorridas pela atualização dos cadastros no novo sistema, o número de carnês pagos como cota única foi considerado muito bom. "Foram 27.603 carnês pagos à vista, e esse número representa 68,06% dos contribuintes do município", disse Ingrid.

Os números foram considerados muito positivos também pela secretária de Finanças do município, Rosilane Zélia dos Santos. "Nós realizamos uma grande verificação em nosso cadastro para regularizar mais de 8 mil situações divergentes com a legislação. Recebemos muitas reclamações dos contribuintes, mas nosso trabalho exige acima de tudo responsabilidade, e todos contribuintes que nos procuraram receberam esclarecimentos do porque das alterações, sempre de acordo com que a lei exige em nosso município", explicou a secretária, que complementou ainda: "Prova de que os contribuintes entenderam as mudanças é o índice de pagamentos à vista realizados, pois dos 40.554 carnês emitidos, 27.603 foram pagos à vista, o que compreende 68,06% dos contribuintes", relatou Rosilane.

Verificação para parcelamento

Agora a Secretaria de Finanças já está enviando os carnês para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU, em oito parcelas, sem desconto.

A primeira parcela já vence no dia 10 de maio, mas é muito importante que o contribuinte verifique em seu carnê se a informação de seu CPF está constando junto ao seu nome.

Conforme orienta a diretora de tributação da prefeitura, Ingrid Aparecida Stiegler, se não constar o CPF junto ao nome do contribuinte, este deve comparecer ao setor de Tributação na Prefeitura para atualizar seus dados, sob pena da instituição bancária não aceitar o pagamento da primeira parcela de seu IPTU pela falta da informação do CPF.

"Já na próxima semana os carnês estarão sendo entregues aos contribuintes. Caso algum não tenha a informação do CPF, é imprescindível que este compareça ao setor da Tributos para atualização de dados e emissão de novo carnê", disse Ingrid.

Evolução na arrecadação

O prefeito Magno Bollmann também ressaltou que os números registrados demonstram a credibilidade da administração. “A crescente arrecadação com pagamentos à vista do IPTU refletem este sentimento da comunidade”, disse.

Os números registrados com os pagamentos da cota única do IPTU são:

2015 = R$ 7.893.220,29
2016 = R$ 8.362.494,67
2017 = R$ 8.953.633,25
2018 = R$ 9.420.903,00

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148