Apresentação do ECApacitação é realizada para mais de 70 profissionais

Data de inclusão: 15/05/2018 15:07

Com objetivo de dar respostas às dificuldades enfrentadas por professores e servidores do Ensino Fundamental e Médio, agentes de saúde e demais profissionais que, direta ou indiretamente, estão ligados à criança e ao adolescente é que o IFC - Instituto Federal Catarinense está promovendo a segunda edição do ECApacitação.

E para apresentar o ECApacitação, o professor Roberto Dombroski de Souza, do Campus Araquari do IFC, esteve no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper reunido com mais de 70 profissionais da rede municipal de ensino, agentes de saúde, profissionais ligados aos trabalhos com crianças e adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da rede de direitos da criança e do adolescente e Polícia Militar.

Além de todos os profissionais envolvidos, participaram do evento o vice-prefeito Marcio Dreveck, secretária de Educação Rosemari Strack Cândido e a secretária de Assistência Social Fábia Mengarda Bellarmino.

Como foi abordado pelo professor Roberto, só quem está em contato direto com crianças e adolescentes sabe das dificuldades para lidar com os mais variados problemas enfrentados no dia a dia deste público.

Para os educadores (professores e servidores do apoio educacional) a situação é ainda mais difícil, pois é no ambiente escolar que se juntam todas as manifestações individuais representadas pelos estudantes e por adultos também. Nesse contexto, a violência é a mais expressiva, no entanto, existem as violações de direitos, dos fundamentais aos mais complexos, que merecem atenção especial, pois, na maioria das vezes, são elas as verdadeiras motivadoras dessa violência e suas variantes.

É muito comum a expressão de impotência dos adultos quando se deparam com problemas que acometem crianças e adolescentes e, essa angústia só aumenta quando não sabem a quem recorrer.

Entretanto, existem mecanismos legais, serviços e profissionais especializados que atuam exclusivamente na atenção à criança e ao adolescente, porém, muitas vezes são desconhecidos por grande parte de população.

O Curso ECApacitação foi elaborado com objetivo de dar respostas às dificuldades enfrentadas por professores e servidores do Ensino Fundamental e Médio, agentes de saúde e demais profissionais que, direta ou indiretamente, estão ligados à criança e ao adolescente.

Segunda Edição

Conforme comentou o professor Roberto, o edital para inscrições da segunda edição do ECApacitação será lançado no dia 18 de maio, e para esta segunda edição do ECApacitação, seis módulos serão trabalhados com os inscritos:

Módulo 1: Infância, Adolescência e Sociedade: dimensões históricas e conceituais sobre a violência cometida contra crianças e adolescentes.
Módulo 2: O Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações: prevenção, proteção e garantia de direitos.
Módulo 3: A Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Módulo 4: Sistema de Garantia dos direitos da criança e adolescente (SGDCA) e os protocolos de ação de serviços e profissionais.
Módulo 5: Atendimento a criança e ao adolescente vítima de violência: serviços especializados, escola e família.
Módulo 6: Prevenção e combate: ações informativas, participação social da juventude, todos contra violência.

O site para inscrições será divulgado em breve pelo IFC.

Formatura da primeira turma

Nos próximos dias será realizada a formatura da primeira turma do ECApacitação, e como fez questão de mencionar o professor Roberto Dombroski de Souza, esta primeira turma de 22 formandos só existiu graças ao empenho da secretária de Educação Rosemari, que no início do ano passado verificou o prazo do edital para inscrições já encerrado e, ao verificar que não haviam inscrições, pois o público interessado estava no período de férias, solicitou ao IFC uma retificação no edital prorrogando o prazo para inscrições. “A solicitação foi atendida e assim chegamos a esta formatura com 22 profissionais”, disse.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

Apresentação do ECApacitação é realizada para mais de 70 profissionais