Ações transformadoras na Atenção Básica é tema de Workshop no município

Data de inclusão: 16/05/2018 10:30

Durante toda esta quarta-feira (16) profissionais da Atenção Básica à saúde estão reunidos no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper para o 1º Workshop São Bento do Sul: Ações transformadoras na Atenção Básica.

Na abertura dos trabalhos, o secretário de saúde do município, Dr. Manuel Del Olmo, fez uma reflexão comparando a saúde há 40 anos com a situação atual. “O sistema de saúde não atuava na promoção e prevenção da saúde como nos dias de hoje. A medicina era cara, pois preconizava-se o atendimento hospitalar, e não a prevenção. As crianças morriam por doenças que hoje são controladas, e esta evolução, esta conquista, é da atenção básica, e não do serviço hospitalar.

Vocês tem uma enorme importância para o sistema de saúde, pois a medida que a atenção básica avança, a atenção hospitalar recua, e são as pequenas ações que são essenciais para a saúde pública”, disse Dr. Manuel.

Sem poupar elogios aos profissionais da atenção básica à saúde, o secretário de saúde citou que no município de São Bento do Sul atualmente temos 49% de cobertura ESF junto à população, e que aumentar esta cobertura é fundamental. “Vocês são fundamentais para nós!”, disse Dr. Manuel.

O prefeito Magno Bollmann fez um relato de ações que paralelamente contribuem para a saúde pública, como o fato de mais de 10 mil jovens estarem praticando esporte em nosso município através dos trabalhos junto à educação, a merenda escolar, pois parte da merenda vêm de produtores locais que produzem alimentos com alta qualidade, o PSA do Rio Vermelho, que protege a nossa água, benefícios da Farmácia Viva implantada no município, dentre outros exemplos.

Programação

Na programação para o dia, foram sorteados dentre os tantos cases de sucesso, oito apresentações e uma palestra.

O ESF 04 do bairro Centenário apresentou o teatro "Cuidados de higiene pessoal". As unidades básicas de saúde da Vila Pilz e bairro Lençol apresentaram o tema "Saúde do homem".
Também foi abordado o tema Farmácia Viva e Educação Continuada, oficinas de plantas medicinais promovem o uso racional da fitoterapia.
A unidade básica de saúde da 1º de Maio apresentou o relato da experiência do trabalho com escolas.
A professora do IFC, Dra. Nágila Hinckel palestrou para o público.
Já no período da tarde, a programação contou com os seguintes trabalhos:
O CADIA apresentou o tema "Convivendo saudavelmente com DM 1: encontro entre pais e filhos".
A unidade básica de saúde do bairro 25 de julho apresentou o teatro sobre higiene e saúde na pré-escola.
A ESF 12 do bairro Mato Preto apresentou o programa de grupo de caminhada.
E o ESF 2 do CAIC apresentou o tema "Trabalhando as IST's nas escolas".

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

Ações transformadoras na Atenção Básica é tema de Workshop no município