Segunda Audiência Pública do PlanMob lota plenário da Câmara

Data de inclusão: 16/05/2018 13:51

O plenário da Câmara de Vereadores esteve lotado durante a noite de terça-feira para a 2ª Audiência Pública para a construção do Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob de São Bento do Sul.

O público pôde participar registrando suas opiniões, sugestões e críticas após a apresentação da mesa técnica que foi composta pelo engenheiro civil e secretário de Planejamento e Urbanismo do município, Luiz Claudio Schuves; Dra. Andreia Pfutzenreuter, arquiteta e urbanista, e professora da UFSC; e Rodrigo Matos da Silva, Diretor de Planos e Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

O prefeito Magno Bollmann também foi convidado à mesa e realizou a abertura da Audiência Pública. Em sua mensagem o prefeito destacou a importância da participação da comunidade para a construção do Plano de Mobilidade Urbana.

Apresentação técnica

A apresentação técnica realizada pela mesa, abordou as etapas já concluídas para o construção do PlanMob, como a Etapa 1 - Preparação, Etapa 2 - Análise Prévia e a Etapa 3 - Levantamentos e Consulta Pública acerca dos dados primários que envolvem o fluxo de veículos, caminhabilidade, pesquisa do transporte coletivo, além dos dados secundários.

Na etapa 3 também foram realizados os seminários temáticos sendo:

1º Sistema viário e tráfego, em 25/10/2017,
2º Uso e ocupação do Solo, em 31/10/2017,
3º Meio ambiente e patrimônio, em 07/11/2017,
4º Transporte coletivo e escolar, em 14/11/2017,
5º Transporte ativo e acessibilidade, em 21/11/2018,
Além da primeira audiência pública, realizada em 05/12/2017, com a participação de 83 pessoas.
Já na Etapa 4, foram realizados o diagnóstico e prognóstico das questões abordadas nos seminários da etapa anterior, e na Etapa 5, tratou-se da concepção de propostas e audiências e outra rodada de seminários temáticos sendo:
1º Sistema viário e tráfego, em 27/04/2018,
2º Uso e ocupação do Solo, em 02/05/2018,
3º Meio ambiente e patrimônio, em 02/05/2018,
4º Transporte coletivo e escolar, em 04/05/2018,
5º Transporte ativo e acessibilidade, em 09/05/2018.

Após a apresentação, foi realizada uma dinâmica com o público para registrar palavras chave que definissem os questionamentos apresentados, sendo:
Como você imagina interagir no espaço urbano da cidade?
Quais são as oportunidades que o espaço urbano promove para você?
Quais as atividades que você realiza no espaço urbano da cidade?

E com as considerações da Dra. Andreia Pfutzenreuter, a audiência pública foi encerrada.

Em um balanço geral, o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves considerou a audiência positiva. "Nós registramos a presença de 146 pessoas, um público excelente. Em termos de participação foram 20 pessoas, número baixo, mas a audiência pública cumpriu seu papel e os trabalhos para a construção do PlanMob prosseguirão imediatamente", disse.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

Segunda Audiência Pública do PlanMob lota plenário da Câmara