Fortalecendo o comércio local

Data de inclusão: 16/05/2018 16:23

A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Programa Desenvolve São Bento, do Projeto Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, tem uma boa notícia para o comércio local. No próximo dia 29, a partir das 8h30, será realizada uma oficina para os comerciantes que tenham interesse em fornecer e prestar serviço para a administração municipal.

Durante a oficina, os comerciantes terão a oportunidade de conhecer o planejamento anual de compras da Prefeitura, além de pregões e licitações com prioridade local. Também, será realizada uma simulação de licitação aos comerciantes.

De acordo com o diretor do Departamento de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura, Tiago Martinhuk, o objetivo da oficina é justamente mostrar que o comerciante local pode fornecer para o município. “O comerciante são-bentense tem a oportunidade de fornecer para a Prefeitura, priorizando o comércio local e fortalecendo a economia do município”, destacou Martinhuk.

Como o volume de compras da Prefeitura é grande, é uma ótima oportunidade para os comerciantes locais. “Não estamos tratando do menor preço, e sim, do melhor preço”, comenta o diretor. Segundo Tiago, em uma licitação, por exemplo, se o valor do produto comerciante local chegar a ultrapassar até 10% de um comércio fora da cidade, a Prefeitura pode contratá-lo. “Desde o ano passado, foi feita uma adequação na legislação e um decreto municipal permite esta prática no município, tendo por objetivo, desenvolver um trabalho com os fornecedores para que os recursos fiquem no município”, explicou.

Conforme Tiago, essa é uma política pública de desenvolvimento econômico e social. “Priorizar o comércio local hoje em dia é uma atitude ousada, pois são poucos os municípios no Brasil hoje que aplicam essa preferência pelo comércio local”, disse. Após esse evento, o Programa Desenvolve São Bento deve trazer mais detalhes sobre a lei.

Nesta semana, o programa foi oficialmente apresentado ao prefeito Magno Bollmann, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, do diretor do Departamento de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura, Tiago Martinhuk, da Agente de Desenvolvimento, Édina Weber e o consultor do Sebrae, Sérgio Vicari.

Ricardo Baum

Fortalecendo o comércio local