Plano de Mobilidade chega à 6ª etapa

Data de inclusão: 12/06/2018 11:52

Na segunda-feira, 11, na sede da UFSC, em Joinville, ocorreu a abertura da 6ª etapa do Plano de Mobilidade Urbana de São Bento do Sul e dos demais municípios integrantes da Amunesc. Na ocasião, a instituição, que gerencia o Plano e dá suporte aos municípios, apresentou um resumo e a análise sobre a segunda etapa dos seminários e das audiências públicas realizadas.

O secretário de Planejamento e Urbanismo de São Bento do Sul, Luiz Claudio Schuves, que acompanhou o evento junto a sua equipe, comentou que nesta 6ª etapa, foram apresentados mapas sobre o uso e ocupação do solo, além da densidade demográfica de cada cidade.

Outra novidade foi a apresentação de um software de simulação de trânsito, para realizar a contagem volumétrica de veículos nas ruas da cidade. “Vamos utilizar esse programa para fazer simulações em toda a cidade. Com isso, iremos planejar e projetar todas as alterações necessárias, além de levantar os pontos críticos elencados no Plano de Mobilidade”, explicou Schuves.

A partir desta etapa, serão criados projetos específicos para sanar todos os pontos críticos. Conforme o secretário, existem quatro modalidades de projetos, que são os “imediatos”, para este ano, os de “curto prazo”, para 5 anos, “médio prazo”, para 10 anos e “longo prazo” para 20 anos. “Com a utilização desse programa, poderemos ter uma ideia de como será o fluxo de veículos daqui a cinco anos, por exemplo”, comentou.

Nesta quarta-feira (13), a equipe que trabalha no Plano volta a se reunir para dar início à conclusão do documento, com a definição de diretrizes, áreas de atuação e metas. Posteriormente com a análise da equipe da UFSC, será realizada a última audiência pública, apresentando o Plano para a comunidade, bem como a construção do Plano Diretor. Após a audiência, o documento será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para ser votado e posteriormente, virar lei.

Ricardo Baum

Plano de Mobilidade chega à 6ª etapa