Notícias

Vistorias do PSA devem encerrar em setembro

Data de inclusão: 12/07/2018 16:14

Nesta semana foi realizada mais uma vistoria técnica à propriedades que fazem parte do programa Pagamento por Serviços Ambientais - PSA.
A visita foi realizada pelo chefe de setor e Analista de Saneamento do SAMAE Paulo Schwirkowski e pelo Chefe de Divisão de Meio Ambiente Ricardo Gonzalez Fontana.

O objetivo da visita, segundo Paulo, é avaliar os vários pontos mapeados na propriedade para posteriormente pontuar cada item determinado e assim proceder com o cálculo do pagamento para o proprietário.

A propriedade vistoriada nesta semana foi do casal Mario Dreveck e Doratines Marlene Rank Dreveck, e um dos aspectos verificados foi justamente a questão da mata ciliar, ou seja, a vegetação às margens do rio.

Estas vistorias técnicas deverão ocorrer até o mês de setembro, quando todas as 17 propriedades que atualmente fazem parte do PSA serão visitadas.

Após esta fase, todas as análises e relatórios serão desenvolvidos para aí sim, no mês de novembro, realizar o pagamento aos proprietários.
Como funciona

O “Programa Produtor de Água do Rio Vermelho”, na modalidade de “Pagamento por Serviço Ambiental” (PSA), realiza pagamentos anuais aos proprietários de terras na sub-bacia do rio Vermelho. Os proprietários desenvolvem atividades de melhoramento ambiental nas propriedades e garantem a manutenção deste ecossistema que mantêm e melhora as condições hídricas. Estas ações são pontuadas conforme o desempenho exercido no último ano podendo ter acréscimo de valor econômico sobre o ganho de valoração ambiental, ou ainda pode ter decréscimo, no caso de não ocorrerem as ações de melhorias assumidas no contrato.

O “Comitê Gestor do PSA” é responsável pela analise, cálculo e parecer das propriedades. Na última semana esta equipe percorreu as propriedades identificando a relação de mapa e contrato. 

Vale destacar que São Bento do Sul é o primeiro município do Estado que implantou o Pagamento por Serviço Ambiental - PSA, que beneficia os proprietários de terras que preservam e melhoram as condições do manancial de água que abastece todos os moradores e empresas do município. O modelo implantado virou referência nacional, já premiado e reconhecido pelo Ministério de Meio Ambiente.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148
 

Imagens relacionadas

Vistorias do PSA devem encerrar em setembro
Vistorias do PSA devem encerrar em setembro
Vistorias do PSA devem encerrar em setembro
Vistorias do PSA devem encerrar em setembro
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul