Vistorias do PSA devem encerrar em setembro

Data de inclusão: 12/07/2018 16:14

Nesta semana foi realizada mais uma vistoria técnica à propriedades que fazem parte do programa Pagamento por Serviços Ambientais - PSA.
A visita foi realizada pelo chefe de setor e Analista de Saneamento do SAMAE Paulo Schwirkowski e pelo Chefe de Divisão de Meio Ambiente Ricardo Gonzalez Fontana.

O objetivo da visita, segundo Paulo, é avaliar os vários pontos mapeados na propriedade para posteriormente pontuar cada item determinado e assim proceder com o cálculo do pagamento para o proprietário.

A propriedade vistoriada nesta semana foi do casal Mario Dreveck e Doratines Marlene Rank Dreveck, e um dos aspectos verificados foi justamente a questão da mata ciliar, ou seja, a vegetação às margens do rio.

Estas vistorias técnicas deverão ocorrer até o mês de setembro, quando todas as 17 propriedades que atualmente fazem parte do PSA serão visitadas.

Após esta fase, todas as análises e relatórios serão desenvolvidos para aí sim, no mês de novembro, realizar o pagamento aos proprietários.
Como funciona

O “Programa Produtor de Água do Rio Vermelho”, na modalidade de “Pagamento por Serviço Ambiental” (PSA), realiza pagamentos anuais aos proprietários de terras na sub-bacia do rio Vermelho. Os proprietários desenvolvem atividades de melhoramento ambiental nas propriedades e garantem a manutenção deste ecossistema que mantêm e melhora as condições hídricas. Estas ações são pontuadas conforme o desempenho exercido no último ano podendo ter acréscimo de valor econômico sobre o ganho de valoração ambiental, ou ainda pode ter decréscimo, no caso de não ocorrerem as ações de melhorias assumidas no contrato.

O “Comitê Gestor do PSA” é responsável pela analise, cálculo e parecer das propriedades. Na última semana esta equipe percorreu as propriedades identificando a relação de mapa e contrato.

Vale destacar que São Bento do Sul é o primeiro município do Estado que implantou o Pagamento por Serviço Ambiental - PSA, que beneficia os proprietários de terras que preservam e melhoram as condições do manancial de água que abastece todos os moradores e empresas do município. O modelo implantado virou referência nacional, já premiado e reconhecido pelo Ministério de Meio Ambiente.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148

Vistorias do PSA devem encerrar em setembro