7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas

Data de inclusão: 09/08/2018 13:47

O município de Corupá é sede, até esta sexta-feira (10), do 7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas – que acontece no Seminário Sagrado Coração de Jesus. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (8) e contou com a presença dos prefeitos Magno Bollmann (São Bento do Sul), João Carlos Gottardi (Corupá), Antidio Lunelli (Jaraguá do Sul), Osvaldo Jurck (Schroeder).
Participam do evento, pesquisadores do Brasil e de instituições e universidades de Portugal, França, Alemanha, México, Costa Rica e Ilhas Canárias. O workshop também marca a finalização do processo de Indicação Geográfica de Banana Mais Doce do Brasil da região de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado. Já o Ministério da Agricultura (Mapa) é uma das instâncias de fomento das atividades e ações para Indicação Geográfica (IG) de produtos agropecuários.

Em seu discurso, o prefeito Magno falou sobre a importância de novas experiências e novos momentos, e que não se trata apenas de preço de banana, pejorativamente falando, é realmente valorizar o nosso cultivo da bananicultura. “A agregação de valor, a produção de subprodutos da banana, produtos que ainda precisamos trabalhar mais. E nesse sistema organizado, temos muito mais chances de comercializar bem o nosso produto”, comentou o prefeito.

Magno comparou ainda, que assim como aqui, na Europa o ambiente também é muito importante para o cultivo da fruta. “Existem unidades de coleta das embalagens de agrotóxicos, o que nós também já temos aqui, na região de Mafra, onde mais de 45 municípios remetem suas embalagens para serem encaminhadas a reciclagem, evitando que sejam jogadas fora e parem em rios”, completou.

Também participaram do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk e demais representantes dos departamentos de Meio Ambiente e Turismo.

Mais doce

O grande diferencial da banana da região de Corupá é o sabor da fruta, que é mais doce do que as demais produzidas em outras regiões do País. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a fruta acaba acumulando mais minerais e açúcares tornando a banana região de Corupá muito mais doce.
Segundo o pesquisador Miguel Luciano da Silva, a atuação da Rede de Cooperação de Desenvolvimento Sustentável - organização composta de representantes de entidades governamentais e não-governamentais – é de levantar e valorizar os produtos tracionais de Santa Catarina afim de gerar desenvolvimento para as regiões de onde são produzidos e também evitar o êxodo rural.

Valorização e conservação

O professor e pesquisador da Universidade Autônoma Metropolitana do México Ignácio Lopez Morena destaca a importância para a região de Corupá ter uma certificação de banana mais doce do Brasil é uma forma de valorizar o modelo de agricultura familiar aplicado em SC que é um diferencial não só para o Brasil, mas para muitos países do mundo em que a agricultura é baseada em grandes latifúndios.
A diretora executiva da Qualifica Portugal Ana Soeiro comentou que a partir da conquista do IG de Banana mais doce do Brasil pela região de Corupá, devem ser criadas condições para que este diferencial possa ser aproveitado para a comercialização da fruta com reconhecimento de mercado, inclusive para a exportação.

Visita à Prefeitura

Na tarde de terça-feira (7), o prefeito Magno Bollmann recebeu em seu gabinete a visita do professor e pesquisador da Universidade Autônoma Metropolitana do México Ignácio Lopez Morena, da diretora executiva da Qualifica Portugal Ana Soeiro e da representante do Instituto Nacional de Denominações de Origem da França (INAO) Cécile Franchois.
O prefeito Magno Bollmann destacou a importância da região na produção de bananas e explicou aos visitantes as ações que fortalecem a agricultura no município. “Nossa agricultura é muito valorizada, a produção de banana aqui na região contribui com fortalecimento do agricultor são-bentense, gerando uma nova fonte de renda para a região”, comentou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk, abordou o quanto o turismo ganha com o processo de indicação geográfica. “O turismo regional ganha muito com isso, pois trata-se de uma ação que valoriza a agricultura e atraí novos turistas para a região, contribuindo com o desenvolvimento econômico de nosso município” finalizou.
Após a reunião, os visitantes foram acompanhados para uma visita em alguns pontos turísticos da cidade. Entre os locais, a Praça Getúlio Vargas e o Museu Natural Ornith Bollmann.

Fotos: Ricardo Baum/Jonei Schritki

7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas