Programa Negócio Certo Rural será no próximo dia 12

Data de inclusão: 20/08/2018 14:46

No próximo dia 12 de setembro, ocorre o Programa Negócio Certo Rural. O programa abordará o planejamento de pequenos negócios para a agricultura familiar e agronegócios empresariais.

A capacitação irá apresentar conteúdos básicos (estruturados em cinco manuais) que auxiliarão os empresários rurais na melhoria de negócios já existentes, ou abertura de novos negócios. Para isso, o curso orienta na seleção de ideias de negócios, análise da viabilidade dessa ideia, organização e administração do negócio e relacionamento do negócio com o mercado.

Benefícios

A capacitação tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais, contribuindo para o aumento da renda na propriedade. Incentivar os jovens a investirem nas propriedades dos pais ou em oportunidades de trabalho capazes de fixá-los nas suas propriedades. O programa tem como o público alvo os participantes do programa Acolhida na Colônia.

Encontros

O primeiro encontro será no dia 12 de setembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Sítio 8 de Dezembro, Estrada Dona Francisca.

1º Encontro – Etapa I – Realizar o Diagnóstico da propriedade - Nesta etapa o participante terá a oportunidade de realizar o diagnóstico da sua propriedade e identificar quais as atividades que se destacam na sua região.

2º Encontro – Etapa II - Identificar as ideias de negócio – Nesta etapa, o participante terá a oportunidade de buscar informações para gerar novas ideias ou melhorar sua atividade produtiva atual.

3º Encontro – Etapa III – Descrever o negócio - Nesta etapa, o participante irá descrever todo o processo de produção da nova ideia de negócio ou da melhoria que irá fazer na sua atividade atual.

4º Encontro – Etapa IV – Verificar a viabilidade do negócio - Esta é uma das etapas mais importantes para o participante tomar a decisão de começar um novo negócio (atividade produtiva ou serviço), ou para redimensionar uma atividade ou um negócio já existente. É nesta etapa que irá analisar se o seu negócio, novo ou atual modificado, poderá ser lucrativo, se está de acordo com seus objetivos e se pode melhorar a qualidade de vida de sua família.

5º Encontro – Etapa V - Organizar e administrar o negócio – Nesta etapa o participante perceberá se está indo pelo caminho adequado, buscando informações, organizando o seu dia-a-dia e se preparando para melhorar suas atitudes empreendedoras. Etapa VI – Relacionar o negócio com o mercado – Nesta etapa, o participante aprenderá a realizar um estudo de mercado, identificando estratégias de comercialização dos produtos, visualizando novas oportunidades de mercado e verificando as melhores formas de diminuir riscos e atuar junto a outros produtores com interesses semelhantes: associativismo e cooperativismo.

Programa Negócio Certo Rural será no próximo dia 12