Justiça Eleitoral realizará teste de campo da biometria em São Bento do Sul

Data de inclusão: 14/09/2018 10:15

A Justiça Eleitoral catarinense realizará, na próxima sexta-feira (21), em São Bento do Sul, um teste de campo para validação dos dados biométricos migrados, por meio de convênio assinado com o Instituto Geral de Perícias (IGP), e que serão utilizados nas Eleições 2018.

O evento acontecerá a partir das 8h no Campus São Bento do Sul, da Universidade de Joinville (UNIVILLE), e contará com a participação de cidadãos e estudantes da faculdade. Para a realização do teste, nove urnas serão carregadas com o cadastro dos 61 mil eleitores da cidade, divididos por ordem alfabética, que poderão responder a seguinte pergunta “Você costuma fiscalizar seus candidatos?”.

São Bento do Sul possui 27.275 eleitores cadastrados biometricamente pelo TRE-SC e, além destes, o IGP compartilhou com a Justiça Eleitoral os dados biométricos e biográficos de mais 11.885 eleitores da cidade. Em todo o estado, a parceria com o IGP permitiu o compartilhamento dos dados de aproximadamente 500 mil eleitores.

O teste em São Bento do Sul tem como objetivo averiguar o percentual de reconhecimento das biometrias para alertar o TSE caso ocorram problemas durante a verificação e também recolher informações a serem repassadas aos mesários que trabalharão nas eleições e irão fazer o batimento oficial das biometrias no dia do pleito.

Encerrando o evento, às 19h, será realizado um painel temático sobre a campanha institucional "O Voto é Meu - Meu Futuro, Minha Escolha", cujo objetivo é incentivar a participação dos jovens nas eleições, e que contará com a presença do presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, e do secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino.

São Bento do Sul será o único município do estado a realizar o teste antes das Eleições 2018.

O quê: Teste de campo para validação dos dados biométricos migrados do IGP

Quando: Sexta-feira, 21/09, das 8h às 20h. Cerimônia de encerramento das 19h às 20h

Onde: Univille, Campus São Bento do Sul, Rua Norberto Eduardo Weihermann, nº 230, Colonial

Texto: Jennifer Hartmann