Ponte José Urbainski é entregue à comunidade de Rio Natal

Data de inclusão: 17/09/2018 11:19

O tempo colaborou, a chuva acalmou, e na manhã deste sábado foi realizada a solenidade oficial de entrega da ponte José Urbainski na localidade de Rio Natal.

A instalação desta ponte em pré-moldada dá-se após os esforços da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e da Administração Municipal de São Bento do Sul. A história desta ponte iniciou em 11 de janeiro de 2017, quando em reunião entre o prefeito Magno Bollmann e coordenadores da Defesa Civil do Estado e do município, foram anunciados dois kits de transposição para São Bento do Sul - pontes pré-moldadas.

Após todos os trâmites burocráticos, e com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, que realizou todo o projeto da ponte e cabeceiras, e ainda assinou a responsabilidade técnica pela ponte, da Secretaria Municipal de Obras, responsável pela construção das cabeceiras que receberiam as partes pré-moldadas, e da Defesa Civil do município, em novembro do mesmo ano então uma grande operação de logística foi realizada para que as partes pré-moldadas pudessem ser transportadas até o local.

A Secretaria de Obras foi responsável pelos trabalhos de adequações no trajeto. Quatro pontos necessitaram de alargamento e uma ponte foi reforçada para suportar a carga das carretas.

Então em 14 de novembro a ponte com 13 metros de comprimento e 6,25 metros de largura foi instalada após 11 horas de trabalhos.

Mas faltava ainda batizar a nova estrutura, o que foi realizado homenageando alguma personalidade de reconhecido destaque da própria comunidade de Rio Natal.

Assim, através do Projeto de Lei nº 155, de 13 de julho de 2018, a ponte sobre o rio Natal foi nominada "Ponte José Urbainski".

José Urbainski

José Urbainski, nascido a 14 de maio de 1912 no município de Benedito Novo, neste estado, faleceu em 31 de outubro de 1990 aos 78 anos de idade.
Desde o ano de 1970 o senhor José Urbainski trabalhou na agricultura cultivando milho, fumo, arroz e feijão, e ainda mantinha criação de bovinos, suínos e aves, aqui na localidade de Rio Natal.
Atuante nas atividades comunitárias, sr. José participou da construção da igreja Cristo Ressuscitado em Rio Natal.
Casado com Helena Urbainski, foi pai de 7 filhos: Bernadete Urbainski, Carlos Urbainski e Pedro Urbainski; e os já falecidos Antonio Urbainski, Domingos Urbainski, Francisco Urbainski e Mariano Urbainski.

Solenidade
Durante a solenidade de entrega da ponte estiveram presentes o prefeito Magno Bollmann, secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, secretário de Obras Paulo Zwiefka, secretária de Administração Margareth Bayerl Keiser, diretor da Defesa Civil de São Bento do Sul Amarildo de Jesus, além de servidores municipais, moradores da região, e familiares do homenageado, sendo o filho Pedro Urbainski, e os netos Nilo, Nilson e Rosália Urbainski, e demais familiares.

O prefeito Magno Bollmann destacou que não é por ser do interior que esta comunidade não mereça uma obra deste porte. “Merece sim!, pois aqui passam turistas de nossa região e é uma importante via para o escoamento da produção agrícola aqui de Rio Natal”, disse o prefeito, que ainda lembrou de uma ocasião no ano de 1980 quando uma forte chuva levou a antiga ponte de madeira, isolando os moradores que ficavam sem aquele acesso.

O secretário de Obras Paulo Zwiefka agradeceu o apoio de Nilo Urbainski para que a equipe pudesse utilizar energia elétrica de sua propriedade durante os trabalhos de construção das cabeceiras, além de destacar a importância desta obra para toda a região.

Amarildo de Jesus, diretor da Defesa Civil de São Bento do Sul destacou a estrutura da ponte. Com 13 metros de extensão e 6,25 metros de largura. "Esta ponte está bem mais acima do leito do rio do que a antiga, e suporta as enxurradas que vem com as fortes chuvas. É uma grande obra para a comunidade", disse.

Representando a família, Nilo Urbainski, neto do homenageado José Urbainski, agradeceu em nome dos moradores de Rio Natal pela construção da nova ponte, que proporcionará a todos.

Após os pronunciamentos, autoridades e convidados participaram do descerramento de placa oficializando a entrega da ponte à comunidade.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148

Ponte José Urbainski é entregue à comunidade de Rio Natal