Notícias

Futuras parcerias e intercâmbio com a China são temas de encontro no município

Data de inclusão: 21/09/2018 10:31

Esta semana mais um passo foi dado para avançar no que, até então, era apenas uma intenção, e agora pode ser um grande marco para a região que integra o Consórcio Intermunicipal Quiriri. Trata-se da ideia de futuramente implantar o programa "Cidade Irmã" com a China, programa este que irá viabilizar intercâmbios educacionais, culturais e econômicos entre a região do Consórcio e a China.

Tudo iniciou com uma conversa realizada na Amunesc no ano de 2017 em Joinville, quando o prefeito Magno Bollmann, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk e o então diretor de Desenvolvimento Econômico Daguimar Nogueira, estiveram reunidos com Izabel Santos, representante da Agência de Notícias Xinhua, da China, para uma conversa sobre modelos de parcerias e intercâmbios existentes entre Brasil e China.

Conforme Izabel, o que levou a este encontro foram diversas conversas anteriores com Daguimar Nogueira. "Conversamos em épocas anteriores sobre a possibilidade de aproximação entre China e Brasil, mais precisamente São Bento do Sul, e na ocasião em que o Daguimar estava atuando na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ele me procurou e agendamos o encontro com o prefeito e secretário da pasta. Tudo caminhou para este momento e agora estamos avançando naquela ideia com o objetivo de consolidar grandes parcerias", comentou Izabel.

A troca de informações na época despertou o interesse por amadurecer ideias que pudessem culminar em futuras parcerias.

Após aquele primeiro encontro, diversas conversas foram  realizadas envolvendo algumas instituições e o próprio Consórcio Intermunicipal Quiriri, sempre com o objetivo de conhecer mais e analisar as alternativas para potenciais parcerias.

Em um destes encontros, então com a participação da ITFETEP, falou-se sobre uma possível aproximação entre a região com a China através de uma participação chinesa no ENIT, que ocorreu nesta semana em São Bento do Sul.

Assim, com a realização do ENIT 2018 - Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, a organização então convidou Monica Fang para ministrar palestra com o tema "Oportunidades de Negócios e Parcerias Brasil x China".

O Workshop ocorreu na tarde desta quarta-feira, e na manhã desta quinta-feira um grande encontro foi realizado no gabinete do prefeito Magno Bollmann.
Contando com as presenças de Monica Fang e Izabel Santos, dos prefeitos Magno Bollmann e Julio Ronconi, secretários municipais e representantes de diversas instituições e empresas do município, Monica conversou com os presentes sobre futuras parcerias de negócios com a China, sobre a o programa "Cidade Irmã" com a China, e intercâmbio para estudos, troca de conhecimentos, futuros empreendimentos e investimentos foram alguns dos temas tratados durante o encontro.

O secretário Adelino Denk comentou que o diálogo está evoluindo e a expectativa de parcerias para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios é muito grande com a confirmação de novos encontros para definir prioridades na relação bilateral, através do Consórcio Quiriri por meio de ações regionalizadas.
O prefeito Magno Bollmann considerou muito positivo o encontro e a presença de Monica Fang. "A presença de Monica Fang demonstra que há interesses em comum de ambas as partes, e acena para um futuro promissor de relacionamento com a China. Estamos apenas no início de conversas que poderão gerar uma parceria internacional", concluiu.

O fato é que a participação de Monica no ENIT abriu a possibilidade de uma participação chinesa com expositores e empresários visitantes para a edição do ENIT próximo ano.

Além disso, como resultado da reunião desta quinta-feira, ficou registrada a possibilidade de uma missão governamental para a China já para o primeiro semestre de 2019 com o objetivo de verificar o perfil sócio-econômico de regiões que poderiam estabelecer o vínculo através do programa Cidade irmã com a nossa região.

Para saber mais 

Monica Fang  é Presidente do Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China;  Presidente do CBC – Agribusiness cooperation; Presidente Internacional – Gescontrol Internacional; Vice-Presidente do Exterior da Câmara de Comércio do governo Beijing-China; Membro da Associação de Chineses Estrangeiros de Beijing; representante especial exterior da CCPPC da Província Jiangsu-China; Presidente do Conselho Fiscal da Associação Cultural Jiangsu do Brasil; Membro da Associação de Chineses Estrangeiros de Jiangsu; Vice-Presidente da Associação Cultural Chinesa do Brasil; Representante do governo Jiangsu no Brasil; Representante BRICS no Brasil; e representante geral da China Educational Equipament & Instrument LTD.Co.


Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148
 

Imagens relacionadas

Futuras parcerias e intercâmbio com a China são temas de encontro no município
Futuras parcerias e intercâmbio com a China são temas de encontro no município
Futuras parcerias e intercâmbio com a China são temas de encontro no município
Todos os direitos reservados © 2018 Prefeitura de São Bento do Sul