Programa Porteira Aberta atende produtores do interior

Data de inclusão: 30/10/2018 17:16

Nesta terça-feira o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Alisson Hastreiter, juntamente com o vice-prefeito Marcio Dreveck esteve visitando algumas propriedades onde a equipe da Agricultura vem realizando trabalhos através do programa Porteira Aberta, um programa onde os produtores rurais solicitam apoio na realização de serviços com o maquinário da Secretaria de Obras.

Conforme o secretário de Agricultura, Alisson Hastreiter, são solicitações das mais variadas, com o apoio de maquinário para abertura de acessos, terraplanagem para construção de galpões, destoca de árvores para ampliação de área de pastagens ou de plantio, drenagens, escavações para tanques de decantação, dentre outras. “Nós encaminhamos todas ao conselho, e tudo que é aprovado nós executamos dentro de um cronograma organizado de trabalho”, explicou Alisson, que ainda comentou sobre o limite de atendimento do programa aos produtores, que é de 20 horas de maquinário por ano.

Inicialmente a localidade de Rio Antinha foi visitada, onde na propriedade de Ingo Fossile a escavadeira hidráulica está trabalhando na destoca de árvores para ampliação da área de plantio. Para o produtor Ingo Fossile, como a venda do gado está ruim, ele está convertendo dois hectares de pasto em área de plantio para semear soja e ampliar sua área de lavoura.

Já em outra localidade, no Campo Lençol, na propriedade de Valmir Buchinger o trator de esteira está trabalhando na terraplanagem para que a área de plantio seja ampliada também.

Conforme o vice-prefeito Marcio Dreveck, estes serviços prestados pela Secretaria de Agricultura através do programa Porteira Aberta, com o aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário, fazem toda a diferença para muitos produtores do município. “Além de contribuir com os produtores para fortalecer a agricultura local, o Porteira Aberta proporciona ao poder público uma forma legal e incentivadora para que o produtor rural seja beneficiado com serviços executados pela própria secretaria”, disse Marcio.

Sobre o Programa Porteira Aberta, quando os produtores registram suas solicitações, a equipe da secretaria faz um relatório sobre o que é realmente a solicitação e a encaminha para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário, que aprova ou não a solicitação em suas reuniões periódicas. Nas últimas semanas oito proprietários da região de Rio Antinha foram atendidos através do Porteira Aberta.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148

Programa Porteira Aberta atende produtores do interior