Retretas de Verão - Tradição que atravessa gerações inicia na quarta

Data de inclusão: 16/01/2019 12:31

Na próxima quarta-feira terá início mais uma temporada das tradicionais Retretas de Verão, realizadas pela Prefeitura através da Fundação Cultural de São Bento do Sul.

As retretas são um marco no calendário da cidade e ano após ano atraem desde crianças até os mais idosos que em frente ao coreto da Praça Getúlio Vargas nas noites de quarta-feira, se divertem ouvindo as tradicionais músicas alemãs interpretadas pela Banda Treml, hoje com 105 anos de história ininterrupta.

Aliás, as retretas surgiram em meados da década de 40 através da iniciativa do então maestro da Banda Treml, Affonso Treml, popular Xerife, filho do fundador da banda e também maestro João Treml.

Com exceção de poucos anos durante o período da segunda guerra mundial em que os costumes alemães foram perseguidos no país e as retretas não foram realizadas, a tradição das retretas nunca foi interrompida, e sempre foram animadas pela Banda Treml.

Desde seu início na década de 40 já são diversas gerações de pessoas que prestigiaram as retretas e ainda guardam recordações e histórias para contar, principalmente para aqueles que quando criança eram levados até a praça para ouvir a banda tocar e, durante o intervalo, divertiam-se catando as balas jogadas pelos integrantes da banda, aliás, mais uma particularidade preservada até os dias de hoje para a alegria da criançada.

O presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Márcio Brosowsky, que também é músico integrante da Banda Treml comentou que para este ano o repertório alemão será mantido conforme a tradição, e que algumas novidades ensaiadas no ano passado para a viagem que a banda realizou à Alemanha serão apresentadas.
"A Banda Treml voltou renovada desta viagem, aprendemos algo a mais, algo que somente uma experiência como visitar a terra de origem de nossos antepassados pode proporcionar, e é este toque especial que traremos para as retretas deste ano", disse Brosowsky.

A temporada 2019 das Retretas de Verão iniciam nesta quarta-feira, dia 23, às 20:30 horas na Praça Getúlio Vargas. Serão cinco retretas na Praça Getúlio Vargas, sempre nas noites de quarta-feira, 23 e 30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro, e uma retreta na Praça Leopoldo Rudnick no bairro Oxford, na noite de 15 de fevereiro, uma sexta-feira.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

Retretas de Verão - Tradição que atravessa gerações inicia na quarta