Cozinheiras participam de capacitação

Data de inclusão: 11/02/2019 11:59

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, as cozinheiras e auxiliares de serviços da rede municipal de São Bento do Sul, estiveram no auditório da Secretaria Municipal de Educação para a primeira formação do ano de 2019. Aproximadamente 95 profissionais participaram no dia 7 e 115 no dia 8.

A abertura do evento teve a participação da secretária de Educação, Rosemari Ivane Strack Cândido, e do vice-prefeito Marcio Dreveck. Na sequência, os participantes assistiram a palestra "Sonhar dá sentido à vida", com a Coach Integral Sistêmica Casciane Antunes, de Rio Negrinho.

Em seguida, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação informaram sobre cardápios e entregas de alimentos. Para este ano, será adquirido por meio de chamada pública, alguns itens produzidos pela agricultura familiar do município e de municípios vizinhos, como caqui, ovo caipira e suco de uva, da região de Mafra e Canoinhas e alho poró, morango congelado e batata yacon, produzidos em São Bento do Sul.

Outra importante novidade foi o lançamento da I Formação à Distância para as cozinheiras e auxiliares de serviços, promovida com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. O curso é composto por 10 módulos que abordam o tema "comida de verdade" e a importância de saber fazer boas escolhas alimentares.

Em cada módulo o participante assistirá um vídeo e responderá a algumas perguntas. Ao final, receberá 4 horas de certificação pela participação na formação.
Ao final do evento foram entregues um jaleco branco e uma touca de tecido para as cozinheiras e um jaleco cinza para as auxiliares de serviços. A aquisição de uniforme é uma grande conquista, já que foi fornecido apenas em 2012 (jalecos) e 2014 (sapato de segurança).

As toucas de tecido são ecológicas, pois podem ser lavadas e reutilizadas, diferentemente das toucas descartáveis, quem vão para o lixo todos dos dias. Foram investidos R$ 18.399,00 nas compras dos jalecos e das toucas de tecido.

Cozinheiras participam de capacitação