Notícias

Maior reservatório de água da cidade está novo em folha

Data de inclusão: 12/07/2019 09:38

O Samae de São Bento do Sul concluiu a revitalização do maior reservatório de água da cidade, o reservatório da rua João Pauli, responsável pela reserva de água tratada que abastece todo o lado da cidade a partir da Bentauto em direção aos bairros Alpino, Boehmerwald, Colonial, Cruzeiro, Lençol, Mato Preto, Oxford e Rio Negro. Um investimento de R$ 510 mil.

Com capacidade para 3 milhões de litros de água, o reservatório foi construído no ano de 2006, e apresentava pequenas fissuras com vazamentos no nível acima dos 2,6 milhões de litros.

Devido a estes vazamentos que poderiam prejudicar a vida útil do reservatório, o nível de água sempre foi controlado, e a estrutura não operava com sua capacidade máxima. Nos últimos meses de 2017 inclusive o nível utilizado no reservatório girava na casa dos 2 milhões de litros.

Desde o início do ano passado uma completa revitalização foi realizada, iniciando-se pela parte interna após o esvaziamento total do reservatório. Nesta etapa uma utilizou equipamentos de hidrojato para a limpeza interna, quando a antiga camada de impermeabilização existente foi retirada. Nesta etapa, de 3 milímetros a 10 milímetros de material foram retirados de todas as paredes do reservatório para a aplicação de nova camada. E nestes últimos dias a revitalização foi concluída com a pintura externa do reservatório, que agora está novinho em folha.

Ao longo dos anos ouvimos muitas histórias da população dizendo que aquele reservatório um dia iria se romper. Havia até certo receio de algumas pessoas, mas isso nunca iria ocorrer devido a estrutura da obra que é muito segura. Esta revitalização que realizamos não foi para evitar o rompimento do reservatório, pois nunca houve este risco. A revitalização foi para que pudéssemos aumentar a vida útil do reservatório, para que passássemos a utilizar sua capacidade total de 3 milhões de litros de água, e para acabarmos com os prejuízos causados pelos vazamentos que ocorriam na estrutura”, explicou o presidente do Samae Fridolino Van Den Boom.

O prefeito Magno Bollmann que esteve visitando a obra durante esta semana elogiou a forma como a obra de revitalização foi conduzida. "O Samae fez um grande trabalho aqui, e não foi fácil, pois a revitalização interna exigiu um trabalho estritamente profissional. Quem ganha é a população com mais esta grande obra", concluiu.

 

Pulmão

O reservatório funciona como uma espécie de pulmão para a rede de abastecimento. A medida que o consumo de água para os bairros de sua abrangência aumenta devido aos horários de pico, a água do reservatório é acrescida à água da rede, o que impede a diminuição de pressão ou até mesmo a falta de água em alguns pontos.

O diretor técnico do Samae, Luis Sérgio Ferreira, comentou que nestes horários de pico, diariamente, cerca de 1,2 a 1,5 milhão de litros de água do reservatório são consumidos, e após este consumo, durante a noite, o reservatório enche.

"Nos últimos três anos estávamos trabalhando com 2,6 milhões de litros de água no reservatório. Não estávamos utilizando sua capacidade máxima devido a alguns vazamentos um pouco maiores que ocorriam acima deste nível de água", disse Luis

 

Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

 

 

 

Imagens relacionadas

Maior reservatório de água da cidade está novo em folha
Maior reservatório de água da cidade está novo em folha
Maior reservatório de água da cidade está novo em folha
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul