Notícias

PSA é inscrito para o 21º Prêmio Fritz Müller

Data de inclusão: 05/08/2019 13:27

O município de São Bento do Sul está novamente em destaque com o PSA - Pagamento por Serviços Ambientais - Produtor de Água do Rio Vermelho.

 

Desta vez o PSA está em destaque por fazer parte das ações que concorrem na 21ª edição do Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.

O Prêmio é dividido em 15 categorias voltadas a projetos e ações desenvolvidos nas áreas de agricultura sustentável, conservação de insumos como água e energia, controle da poluição, tratamento de efluentes, reciclagem e resíduos sólidos, educação ambiental, gestão ambiental, turismo ecológico, entre outros.

Além do troféu Fritz Müller, os projetos premiados nas 15 categorias receberão o Certificado IMA de Gestão Ambiental. Com esse certificado, o Instituto reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense.

O PSA de São Bento do Sul foi inscrito na categoria Conservação de recursos naturais e da vida silvestre, e de acordo com o biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente do Município, Marcelo Hübel, o PSA já conquistou reconhecimento nacional e internacional, sendo o pioneiro do Estado. “Estamos realmente confiantes por estarmos concorrendo nesta que é a principal premiação do Estado quando se fala em ações em prol do meio ambiente”, disse.

Para o prefeito Magno Bollmann, idealizador do programa que foi implantado em sua primeira gestão, ocorrida entre os anos de 2009 e 2012, esta é mais uma grande oportunidade para o amplo reconhecimento do programa implementado no município.

Nesta gestão inclusive a administração trabalha para a ampliação e replicação do PSA, avançando para o município de Campo Alegre, no território onde nasce o rio Vermelho, e ampliando o programa para outras bacias hidrográficas, como do rio Banhados, em Serra Alta, e do rio Negrinho, no Centenário.

De acordo com o prefeito Magno Bollmann, ao ampliar o PSA, inclusive nas bacias que se estendem para outros municípios, proporcionando melhorias regionais significativas, está sendo respeitado o modelo de consorciamento que implantamos aqui e que tem como prioridades: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental participativo; o suprapartidarismo político; os limites naturais ambientais; e ações participativas entre a sociedade civil e instituições públicas, fazendo referência ao Consórcio Intermunicipal Quiriri, que abrange os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, o qual também foi o idealizador há 22 anos.


 

Premiação

A divulgação dos vencedores da 21ª edição do Prêmio Fritz Müller deve ocorrer em 14 de outubro e a solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 7 de novembro, na sede da FIESC, em Florianópolis.


 

com foto

Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

 

Imagens relacionadas

PSA é inscrito para o 21º Prêmio Fritz Müller
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul