Evento para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Data de inclusão: 07/08/2019 15:21

No dia 3 de setembro ocorre o dia D para pessoas com deficiência em busca de emprego. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, e, para tratar sobre os detalhes da programação, os conselheiros estiveram reunidos no Sine, nesta quarta-feira (7).

Com o tema “Você é capaz! O mercado só precisa saber disso”, o dia D tem como objetivo fortalecer as políticas de empregabilidade para este público, aproximando empresas e trabalhadores com deficiência.

Durante a ação, além de palestras, as empresas entrevistarão os trabalhadores com deficiência para possíveis contratações, o que facilita a entrada destas pessoas no mercado de trabalho e a adequação das empresas na Lei nº 8.213/91, que determina que empresas com 100 empregados ou mais preencham de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas.

O dia D ocorre no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, com abertura às 13 horas. Na sequência, às 13h30 está marcada palestra com a auditora do Ministério do Trabalho de Florianópolis, Luciana Sans Xavier.

Às 14 horas o palestrante será Alexandre Velho, que apresenta o tema “Protagonismo e humanização: Conectar pessoas, realizar sonhos”. Encerrando o ciclo de palestras, às 15 horas os representantes do INSS, Francisca Flúvia Mourão da Costa e Patrick Brok Ritter Pereira, abordarão sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e sobre Reabilitação.

Após o intervalo, as empresas participantes iniciam entrevistas de emprego com os trabalhadores com deficiência.

Também no dia, a Apae estará com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

Inscrição – Para participar do evento é necessário fazer a inscrição no Sine de São Bento do Sul. O órgão fica localizado no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper e atende das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas.

Os trabalhadores atendidos neste dia serão encaminhados para as vagas conforme adequação do perfil, já realizando a entrevista de emprego no próprio evento. Os interessados precisam levar os documentos pessoais e a Carteira de Trabalho.

Mais informações pelos telefones 3647-0407 ou 3647-0408.

Números – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) aponta que, de janeiro a abril deste ano, em São Bento do Sul, a cota de Pessoa com Deficiência é 428 e 206 trabalhadores com deficiência foram contratados.

BPC – O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de serem sustentados pela família.

Há ainda o Programa BPC Trabalho, criado com o objetivo de promover o protagonismo e a participação social dos beneficiários com deficiência do BPC por meio da superação de barreiras, fortalecimento da autonomia, acesso à rede socioassistencial, à qualificação profissional e ao trabalho.

Lei – Para garantir a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi criada a Lei N°8.213/91. Segundo a legislação, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência.

As empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% das vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, o patamar é de 3%; entre 501 e 1.000 funcionários, 4%; e para empresas com mais de 1.001 funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para esse público.

Viviane de Vargas Miranda

Evento para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho