Notícias

Primeira academia coberta do município está no Parque do Samae

Data de inclusão: 12/08/2019 12:04

Tudo conspirou a favor para que o evento de entrega da 1ª fase da revitalização do Parque Florestal do Samae fosse um sucesso, e de fato foi. A comunidade prestigiou, o tempo estava ótimo com uma manhã de sol, e o espaço entregue que contempla calçadas e a revitalização da academia ao ar livre que agora conta com mais equipamentos, totalizando nove, e ainda uma belíssima estrutura de cobertura com pergolados ficou excelente.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, foram investidos R$ 295,9 mil nesta primeira etapa. “Tudo que se fez foi pensando na comunidade”, disse, justificando que a academia instalada no Parque Florestal do Samae é a mais utilizada do município, e os próprios frequentadores já solicitavam melhorias para poder melhor aproveitar o espaço. “Nós ainda realizaremos diversas obras de melhorias aqui no parque, e quem ganhará é a comunidade, que se surpreenderá quando tudo que planejamos estiver concluído”, finalizou Fridolino.

O prefeito Magno Bollmann elogiou a sintonia entre as diversas áreas da Administração, enfatizando o Planejamento e o Samae, pois foi a parceria entre ambos que resultou no projeto de revitalização do Parque Florestal do Samae.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, a área ficou excelente. “Com certeza quem ganha é a comunidade, pois não há saúde sem movimento, nós estamos sempre evoluindo com a prática de atividades físicas”, disse.

Quem também manifestou-se foi o presidente da FMD, Sylvio Munhoz, que destacou a parceria com o Samae e a mobilização para disponibilizar um profissional de educação física que atuará em dias e horários agendados para auxiliar os frequentadores do espaço nos exercícios físicos.

 

Parque Flroestal

O parque Florestal do SAMAE foi implantado no ano de 2010 com a inauguração da trilha que contempla mais de 1 quilômetro de extensão percorrendo a área interna deste local, e também a entrega de duas pontes sobre o Rio Negrinho, sendo uma metálica e a outra pênsil.

Na ocasião da entrega do parque do SAMAE, fato que destacou-se também foi a implantação da academia ao ar livre, através de uma parceria com a UNIMED.

Com a ampla utilização do local, passando a Avenida dos Imigrantes a ser um importante ponto de realização de atividades físicas em nossa cidade, a academia ao ar livre do Parque do SAMAE passou a ser a academia mais utilizada da cidade, mesmo só possuindo 6 tipos de equipamentos.

Neste ano então avaliou-se que era chegada a hora de novos investimentos serem realizados no Parque Florestal do SAMAE para ampliar e melhorar as condições dessa área que vem sendo utilizada para projetos de educação ambiental, assim como para o esporte e lazer dos moradores de São Bento do Sul e visitantes.

Assim, através de um convênio firmado com a Fundação Municipal de Desportos - FMD, foi iniciado o projeto para revitalização do Parque Florestal do SAMAE, tendo como primeiro passo, a readequação do estacionamento do local, a construção de calçadas e a ampliação e cobertura da Academia aqui instalada.

A ampliação visa trazer mais conforto aos frequentadores, garantindo ainda, um espaço coberto para realização de premiações dos mais diversos eventos que acontecem durante o ano, tendo como base o Parque do SAMAE.

Agora, o espaço conta com 9 diferentes equipamentos, ampliando as opções de exercícios e com a parceria da FMD, haverá um profissional da área de educação física orientando os frequentadores da academia em horários pré estabelecidos.

Com esta ampliação a academia do Parque do Samae passa a contar com os seguintes equipamentos destinados ao uso da comunidade:

- Multiexercitador conjugado com 6 funções distintas sendo: flexor de pernas, extensor de pernas, supino reto sentado, supino inclinado sentado rotação vertical individual, e puxada alta.

- Simulador de caminhada triplo.

- Simulador de cavalgada triplo.

- Jogo de barras para alongamento.

- Rotação diagonal triplo para o movimento circular inclinado dos membros superiores.

- Pressão de pernas triplo para simulação de pressão nas pernas.

- Surf duplo para simulação de movimento lateral como o surf.

- Twister duplo para rotação do tronco.

- Esqui triplo para melhorar a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, quadril e a função cardiorrespiratória.

- E uma placa orientativa para que descreve o modo de utilização dos aparelhos, o alongamento adequado a ser realizado e outras informações.

 

Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

 

 

Imagens relacionadas

Primeira academia coberta do município está no Parque do Samae
Primeira academia coberta do município está no Parque do Samae
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul