Notícias

PSA praticamente triplica área de atuação e agora abrange dois municípios

Data de inclusão: 30/08/2019 15:40

Foram 45 dias de prazo e o fechamento após lançado o edital para credenciamento de propriedades participantes do PSA - Programa de Pagamento Sobre Serviços Ambientais de São Bento do Sul foi considerado um sucesso.
De acordo com o coordenador do PSA, Paulo Schwirkowski, o credenciamento atendeu as expectativas. “Só temos a comemorar com este significativo crescimento da área territorial do programa”, comentou.

Triplicando a área
Com o credenciamento, o PSA passou de 16 para 26 propriedades credenciadas.
Já no que se refere a área territorial abrangida pelas 26 propriedades, dos 540 hectares mapeados até o ano passado, o programa passa a contar agora com 1556 hectares, área praticamente 3 vezes maior, e que corresponde agora a 28,5% dos 5457 hectares totais de área que corresponde a toda bacia hidrográfica do rio Vermelho.
O prefeito Magno Bollmann, idealizador do PSA, comemorou o expressivo crescimento do programa. "Praticamente triplicou-se a área do PSA, e de 16 passamos para 26 propriedades participantes. Foi um longo caminho até aqui, mas todos já compreenderam a seriedade, a importância e a credibilidade deste programa que é referência no Estado, no País e já é conhecido internacionalmente. Só temos a comemorar, e temos certeza de que no próximo credenciamento daqui a dois anos teremos ainda mais participantes no PSA", disse o prefeito, que também comemora o fato do PSA ultrapassar os limites territoriais de São Bento do Sul, alcançando o município de Campo Alegre, na área que compreende as nascentes de toda a bacia do rio Vermelho.

Ultrapassando fronteiras
Um dos aspectos mais importantes do edital de credenciamento para o PSA deste ano foi o fato de que a área da bacia hidrográfica do rio Vermelho que compreende suas nascentes, e está no território do município de Campo Alegre, também pôde ser inserida no PSA.
Este fator foi fundamental para que o programa pudesse atingir a plenitude de seus objetivos, que é realmente cuidar de toda área da bacia hidrográfica do rio Vermelho.

Próximos passos
Com o aumento significativo da área do PSA o volume de trabalho também aumenta.
Conforme Paulo Schwirkowski, todas as propriedades serão visitadas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SDS, realizará um amplo trabalho de registros com utilização de imagens de satélites para mapear o uso de solo.
"Através destes estudos nós saberemos inicialmente quanto cada propriedade tem de vegetação, quanto de pastagem ou agricultura, por exemplo. Isto nos auxiliará inicialmente para que possamos prosseguir com as visitas e posteriormente verificar detalhadamente as propriedades", explicou.

Pagamento
Os novos credenciados já participação do pagamento do PSA que será realizado pelo Samae no final deste ano.
Conforme Paulo, no ano de 2018 foram pagos aos proprietários o montante de R$ 36.000,00. Para este ano o valor aos credenciados deverá chegar a R$ 70.000,00.

 

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148
 

Imagens relacionadas

PSA praticamente triplica área de atuação e agora abrange dois municípios
PSA praticamente triplica área de atuação e agora abrange dois municípios
Todos os direitos reservados © 2019 Prefeitura de São Bento do Sul