Dia D para aproximar empresas e portadores de deficiência é realizado

Data de inclusão: 05/09/2019 10:59

Foram mais de 130 participantes dentre portadores de alguma deficiência empregados ou não, representantes de empresas, e demais profissionais envolvidos no evento "Dia D - Você é capaz! O mercado só precisa saber disso". Evento especialmente organizado pelo SINE e pelo COMTER - Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Bento do Sul para pessoas com deficiência em busca de emprego.

O evento que foi patrocinado por sindicatos patronais e de empregados se São Bento do Sul e região; Werner Wind, representando o Sindicato Metalúrgico Patronal de São Bento do Sul, Irineu Moreira da ACISBS Associação Empresarial de São Bento do Sul e pelos conselheiros do COMTER contou com uma programação especialmente dirigida ao público.

Inicialmente a auditora fiscal do trabalho e coordenadora estadual do projeto de inclusão de pessoa com deficiência no mercado de trabalho de SC, Luciana Sans Xavier, abordou o tema "Legislação trabalhista da PCD".
O palestrante Alexandro Velho apresentou o tema “Protagonismo e humanização: Conectar pessoas, realizar sonhos”.
Em seguida os servidores do INSS - Agência de São Bento do Sul, Andreia Cavalcanti Cortêz e Patrick Brok Ritter Pereira abordaram os temas "Programa de Reabilitação" e "Benefício de Prestação Continuada (BPC)."
E por fim, foram realizadas entrevistas de emprego das empresas participantes com os candidatos com deficiência para vagas disponíveis no sistema.

Foi uma tarde muito produtiva e foi uma excelente oportunidade para as pessoas portadoras de deficiência. O objetivo de todos aqui é exatamente proporcionar a oportunidade deste público se engajar no mercado de trabalho", comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo

O prefeito Magno Bollmann que participou da abertura dos trabalhos ressaltou a importância que o trabalho tem para o cidadão. "O trabalho dignifica o homem, e não é porque alguma pessoa possui alguma deficiência que esta não tem condições de trabalhar. Tem sim. Existem atividades que podem ser desempenhadas em qualquer situação. Todos tem o direito ao trabalho", disse.

A presidente do COMTER, Rosângela Ciecilinski, agradeceu os apoiadores que contribuíram para a realização do evento. "Nosso objetivo é contribuir para que as pessoas com deficiência conquistem seu espaço, e hoje temos o apoio de muitas pessoas aqui para tornar isso realidade", disse.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

Dia D para aproximar empresas e portadores de deficiência é realizado