PSA é tema de Fórum de Segurança Hídrica

Data de inclusão: 13/09/2019 15:15

No último dia 12 o prefeito Magno Bollmann e o coordenador do PSA Paulo Schwirkowski estiveram participando do Fórum Joinvilense sobre Segurança Hídrica, onde ambos apresentaram o case de sucesso "Programa Produtor de Água do rio Vermelho".

Como São Bento do Sul é referência no assunto, o convite para a apresentação foi realizado, uma vez que Joinville está trabalhando para implantar um PSA no rio Cubatão.

Segundo o biólogo e diretor de Meio Ambiente do município Marcelo Hubel, "todas as apresentações no dia foram voltadas para a "Segurança Hídrica" seja pela disponibilidade, qualidade, possibilidade de uso ou quantidade. O principal ponto norteador foi o Pagamento por Serviços Ambientais. O Programa Produtor de Água do Rio Vermelho foi enaltecido e reforçado nas apresentações da FIESC e Fundação Grupo Boticário, como um modelo de PSA atuante e de efeito multiplicador.

Na apresentação de São Bento do Sul, o Prefeito Magno Bollmann apresentou o Consórcio Intermunicipal Quiriri, dando ênfase na importância da gestão compartilhada com os municípios no contexto de definição da bacia hidrográfica como unidade participativa. No sentido que a água utilizada por um município, pode muitas vezes estar a mercê de cuidados de municípios vizinhos que estão a jusante da captação.

Situação que está sendo visualizada atualmente com a participação de proprietários da cidade de Campo Alegre, que estão inscritos no PSA, assim como na continuidade do PSA do Rio Banhados, em fase de implantação, que segue para a captação de água de Rio Negrinho.

Na ocasião também o Consórcio Quiriri teve espaço para demonstrar outras frentes de trabalho e benefícios do trabalho conjunto como por exemplo a mais recente conquista de reconhecimento do CONSEMA, para o Consórcio Quiriri poder fazer o licenciamento ambiental nível III, resultado descrito na ATA que será divulgada no final deste mês, e que por conseguinte passará para publicação de uma resolução, e assim o Consórcio assume os licenciamentos feitos pelo IMA (ex- FATMA), no momento de surgimento de novos processos ou "transferências", com recondução destes, pelo requerente.

Na sequência da apresentação o Coordenador do PSA, Paulo Schwirkowski apresentou o PSA - Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, com todo histórico de atuação tratando desde as primeiras ações até a situação atual com a evolução de estudos que surtirão em avanços de melhoria da qualidade ambiental.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148

PSA é tema de Fórum de Segurança Hídrica