PSA do Rio Vermelho recebe evento nacional da Fundação Grupo Boticário

23/05/2017 20:59

Na manhã desta terça-feira (23) iniciou o VI Encontro Oásis, promovido pela Fundação Grupo Boticário, e que reúne programas desenvolvidos pelo Brasil e que tem parceria com a Fundação Boticário.

O evento nacional ocorre pela segunda vez fora da cidade de Curitiba, e São Bento do Sul foi escolhida pelo motivo de possuir o programa PSA, pioneiro no estado de Santa Catarina, e manter parceria com a Fundação Boticário.

O evento reúne 37 representantes de 21 instituições de diversas regiões do Brasil:

AGEVAP, de Resende, RJ;

AMDA, de Belo Horizonte, MG;

Consórcio Intermunicipal Quiriri, São Bento do Sul - Rio Negrinho - Campo Alegre e Corupá, SC;

Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, SC;

Diretoria do SAMAE de São Bento do Sul, SC;

FATMA,  Florianópolis, SC;

Fundação Grupo Boticário, Curitiba, PR;

Fundação Neotrópica, Bonito, MS;

Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Rio de Janeiro, RJ;

Organização de Conservação da Terra, Ibirapitanga, BA;

SAMAE, São Bento do Sul, SC;

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - SDS, Florianópolis, SC;

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná - SEMA, Curitiba, PR;

Sense-Lab - Moderação, São Paulo, SP;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA SJP,  São José dos Pinhais, PR;

SMUS SJC, São José dos Campos, SP;

SPVS, Curitiba, PR;

Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi, Atalanta, SC;

GEF, Rio de Janeiro, RJ; e

Epagri, São Bento do Sul, SC.

O encontro tem um foco especial em mecanismos de colaboração, governança compartilhada e trabalho em rede. Hoje (23) o foco foi a capacitação e troca de informações entre os parceiros do Oásis, incluindo organizações não governamentais, empresa de saneamento e representantes do poder público.

Durante a abertura o prefeito Magno Bollmann apresentou um histórico do PSA em São Bento do Sul, desde um TAC - Termo de Ajuste de Conduta que recebeu ao assumir a prefeitura em sua primeira gestão, ainda referente a gestão do prefeito anterior, até a participação dos produtores e o reconhecimento nacional do PSA do Rio Vermelho.

Ao encerar, o prefeito agradeceu aos representantes da Fundação Grupo Boticário, "o projeto é nosso, e a parceria que temos é ótima. Temos a maior satisfação de manter essa parceria com vocês", encerrou o prefeito.

Na quarta-feira (24) pela manhã, a prefeitura de São Bento do Sul e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) promovem visita de campo a duas das 17 propriedades que participam do projeto “Produtor de Água do Rio Vermelho”, realizado no município, com apoio da Fundação Grupo Boticário.

“Essa é a primeira vez que a Fundação Grupo Boticário realiza o Encontro Oásis em uma das cidades-sede de projetos implementados. Assim, aproveitaremos que estaremos em São Bento do Sul para mostrar de perto aos parceiros como funciona esse projeto e quais os ganhos reais que os proprietários e a sociedade têm com ele”, observa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

PSA Rio Vermelho

O Produtor de Água do Rio Vermelho tem como foco propriedades localizadas na bacia hidrográfica do Rio Vermelho. Ao conservarem suas áreas naturais e protegerem mananciais e nascentes, esses proprietários contribuem para a preservação do manancial que abastece a região.

Além do fornecimento de água, garantem o fornecimento de outros serviços ambientais, como a formação dos solos férteis que sustentam a agricultura e a preservação de belezas cênicas – como as cachoeiras – que atraem turistas. Como forma de reconhecimento a esses esforços, os proprietários são premiados anualmente, com valores que variam em função do tamanho e da qualidade da área natural conservada.