Grupo de Ações Coordenadas para gerenciar crise

31/05/2019 14:28

Nesta sexta-feira (31), o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) de São Bento do Sul, formado por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Poder Público, iniciou o monitoramento dos locais atingidos pelas chuvas em São Bento do Sul. O objetivo é, de forma rápida e eficiente, atender os desabrigados em função de alagamentos e deslizamentos. Até hoje pela manhã, o acumulado de chuva era 130mm.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Antonio Edival Pereira, está sendo realizado um mapeamento dos locais atingidos por alagamentos ou deslizamentos, sendo que já foram detectadas interdições em algumas vias do município, que são elas: Francisco Venceslau dos Santos (lateral da rua Alberto Torres – Vila Batista) e Conrado Liebl (acesso à rodovia). Os abrigos estão concentrados em dois pontos: em Serra Alta, no salão paroquial da Igreja São José e no bairro Centenário, na Escola Estadual Básica Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho.

O Grupo delegou as ações aos membros responsáveis por cada setor, garantindo a organização do trânsito, orientações e desvios nas vias interditadas, arrecadação de donativos para os desabrigados, além de logística para auxiliar as famílias que precisam retirar seus pertences em residências atingidas por alagamentos.

O prefeito Magno Bollmann disse que o momento é de prestar apoio total a todos que estão desabrigados e necessitam de alguma ajuda. “Nós vamos reunir todas as forças possíveis para ajudar a comunidade que precisa de ajuda neste momento”, destacou o prefeito.

O GRAC é composto pelos seguintes segmentos: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Gabinete da Prefeitura Municipal, secretarias municipais de Administração, Assistência Social, Saúde, Finanças, Obras, Educação, Planejamento, FMD, EMHAB, CELESC, SAMAE e Ipresbs. Além disso, empresas e entidades também estão se mobilizando para ajudar a comunidade neste momento, com apoio logístico e ajuda humanitária.

Uma nova reunião do GRAC será realizada às 16 horas para atualizar as informações e organizar os próximos passos para ajudar a comunidade. A Defesa Civil está atendendo pelos telefones 3635-5298 e 9.9112-9666. O DETRU também pode ser acionado, através do telefone 3633-1931.

Educação - As aulas no período vespertino nas escolas da Rede Municipal de Ensino foram suspensas.

Saúde - Algumas unidades de saúde estão remarcando consultas dos pacientes devido a falta de profissionais que ficaram impossibilitados de chegar às unidades.