Concurso Oratória nas Escolas encerra com grande disputa

16/09/2019 13:23

O último dia 10 foi especial para as alunas Tyfany Eduarda da Costa da EEB Orestes Guimarães; Jenifer Karolayne Jung da EBM Rodolfo Berti; e Maria Eduarda Hartmann da EBM Newton Mendes, que conquistaram respectivamente o 1º, 2º e 3º lugares na 13a edição do Concurso Oratória nas Escolas, promovido pela JCI de São Bento do Sul com o apoio da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, Condor SA e WBT Internet.

Conforme o presidente da JCI Luiz Vanderlei Gomes e Jaqueline Dranka, Coordenadora do Programa Oratória nas Escolas 2019, o objetivo geral do programa é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao tema proposto para a edição de 2019, sendo este: “Como aceitar as diferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos. (ODS 5).

O lançamento da edição 2019 do concurso ocorreu no dia 10 de abril, e o treinamento com a campeã mundial de oratória Lena Souza foi realizado no dia 30 de maio no Centro Cultural, para aproximadamente 300 alunos de 20 escolas participantes.

Após o treinamento, as Escolas trabalharam o tema e realizaram as finais nas escolas escolhendo um representante para as semifinais municipais.

As semifinais aconteceram no auditório da secretaria de educação, nos dias 20 e 21 de agosto, onde 10 alunos foram selecionados para a grande final do dia 10 de setembro, realizada no auditório da Univille.

Participaram das semifinais os alunos:
Arabely Stolz Chapiewsky, EBM Professora Aracy Hansen;
Cássia Prestes Mallon, EEB São Bento;
Gabriel Fleig do Nascimento, Colégio Global;
Gabrieli Lisak, EEF Adélia Lutz;
Janaína Montagna - EBM Osny Vasconcellos;
Jenifer Karolayne Jung, EBM Rodolfo Berti;
Julia Randig, EBM Emilio Engel;
Rafaela N. Fosgrau, EBM Antonio Treml;
Thayná de Mello Hemples, EBM Castelo Branco; e
Vitória Floriano Aires, EBM Maria Waltrudes de Vasconcellos Krüger.

Ana Clara Candido Leffeck, EBM Denise Cristiane Harms;
Bruna Caroline Rodrigues, EBM Baselisse C. R. Virmond; e
Henrique de Souza, EBM Sophia Schwedler
Jessica Vaz Nardo, EBM Professora Lúcia Tschoke;
Kauane Siqueira Paiter, EBM Alexandre Pfeiffer;
Maria Eduarda Hartmann, EBM Professor Newton Mendes;
Maria Eduarda Thuns Biazzi, EBM Dr. Hercílio Malinowsky;
Maria Helena Neppel, EEF Osmarina Batista Betkowski
Maria Luiza Schreiner, Colégio Univille;
Tyfany Eduarda da Costa, EEB Orestes Guimarães;

E as dez alunas finalistas do concurso foram:
Cássia Prestes Mallon, EEB São Bento;
Henrique de Souza, EBM Sophia Schwedler
Janaína Montagna - EBM Osny Vasconcellos;
Jenifer Karolayne Jung, EBM Rodolfo Berti;
Julia Randig, EBM Emilio Engel;
Kauane Siqueira Paiter, EBM Alexandre Pfeiffer;
Maria Eduarda Hartmann, EBM Professor Newton Mendes;
Maria Luiza Schreiner, Colégio Univille;
Rafaela N. Fosgrau, EBM Antonio Treml;
Tyfany Eduarda da Costa, EEB Orestes Guimarães;

Conforme comentou a secretária municipal de Educação Rosemari Ivane Strack Cândido, este concurso de oratória nas escolas é um exemplo para as nossas crianças. “Os ensinamentos aqui repassados em meio a uma disputa sadia e intelectual promovem o enriquecimento de nossas crianças. É sempre uma imensa alegria participarmos deste concurso”, disse.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148