Alunos desenvolvem atividade com disciplina de alemão

17/09/2019 14:17

A Frühlingsfest (Festa da Primavera) chegou na Escola Garibaldina Silveira Fuginaga, no bairro Cruzeiro. Os alunos, tanto do período matutino, vespertino, quanto do período integral que participam das aulas de alemão, desenvolveram atividades que estimulam a prática e o desenvolvimento da língua alemã.
Conforme a professora responsável pelas oficinas da língua alemã, Solange de Jesus Fürst, buscar alternativas para envolver os alunos do período integral de forma lúdica é um grande desafio. “Então numa parceria entre docente e direção da escola, surgiu a oportunidade de organizarmos a Frühlingsfest. Assim, as atividades desenvolvidas proporcionaram experiências as quais foram além de se trabalhar apenas a transição de uma estação para outra, uma vez que agregou conceitos desde a socialização na realização de tarefas em grupo ao interesse pela preservação do meio ambiente”, comentou.
Solange explica que os principais objetivos na atividade são a reutilização de materiais alternativos para confecção da casinha de passarinho (Vogelhaus), com o uso de caixas de leite, a ampliação e a fixação do vocabulário, o aprimoramento da oralidade, a inclusão e a promoção do interesse por manifestações artísticas, englobando as disciplinas de alemão, literatura e educação ambiental. As apresentações têm o auxílio da coordenadora pedagógica Rogli Jaqueline Branco O. Soares.
Para as alunas do 5º ano, Maria Fernanda e Isabeli, as oficinas de alemão são muito produtivas. Elas comentaram sobre as Vogelhaus, que são as casinhas de passarinho. “Na Alemanha, durante a primavera, os moradores têm o costume de colocar essas casinhas customizadas em frente às casas. Lá isso tem uma característica muito grande”, disseram.
De acordo com a diretora Maise Maria Schreiner, as oficinas de alemão fazem parte da grade curricular do período integral da escola. “Os alunos já desenvolvem as oficinas há alguns anos, eles se sentem motivados, inclusive os pais também, existe uma grande interatividade da comunidade escolar, e isso nos deixa muito orgulhos, pelo fato de todos serem parceiros, todos se ajudam e fazem com que a nossa educação venha crescer cada vez mais”, destacou.

Oficinas de alemão
As oficinas de alemão acontecem nas quartas-feiras com duração de duas aulas, com turmas de períodos integrais. No período matutino as turmas do 2º e 4º ano participam das oficinas, e no período vespertino as aulas são com as turmas de 1º, 3º e 5º ano. As aulas acontecem simultaneamente com as turmas.

Apresentações:
1º – POEMA “Die Schmetterling” turmas do integral e do período matutino
2º – CANÇÃO “Schmetterling, die klriner ding” turmas do período vespertino e do integral
3º – POEMA “Bitte, danke elke bräunling” turma do 5º ano
4º – POEMA “Aufgeuschat” turma do 3º ano