Administração inicia reparos na Estrada Dona Francisca

16/11/2020 11:25

A equipe da Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta quarta-feira (04) os reparos no trecho pavimentado da Estrada Dona Francisca, no bairro Bela Aliança.

Os reparos iniciaram após a manifestação da justiça, que não apresentou impedimentos para que a Prefeitura pudesse proceder com as intervenções necessárias na via.

Tal manifestação ocorreu após encaminhamento de vistoria que encontrou e classificou as patologias no local, conforme a Norma DNIT 006/2003 - PRO, demonstrado no projeto de “Levantamento dos Defeitos” realizado pela engenheira civil Schéliga Poltronieri da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

A partir deste levantamento foi possível apontar soluções para as patologias encontradas no trecho pavimentado da via, que receberá mais de 2 mil metros de tubulação em PVC específica para drenagem, além de manta geotêxtil e materiais necessários para refazer a pavimentação nos trechos danificados como 275 toneladas de asfalto, rachão e brita graduada, totalizando aproximadamente R$ 250 mil em materiais, observando que a mão de obra será totalmente realizada pela Secretaria de Obras do Município.

Conforme comentou o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, os trabalhos de recuperação na Dona Francisca ocorrerão retirando 2348 m2 de pista, equivalente a 26% de todo o trecho pavimentado que contempla aproximadamente 8800 m2 de pista pavimentada.

Conforme Schuves, a maioria do trecho danificado não necessita de reforço, ou seja, dos 2348 m2 que serão recuperados, somente em 800 m2 há a necessidade de aplicação do reforço.

O trabalho maior será a implantação de mais de 2.100 metros de tubos em PVC específicos para drenagem do solo, juntamente com a manta geotêxtil, que impedirão a infiltração das águas do lençol freático na base da pista, evitando assim problemas futuros.

Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148