Seja bem-vindo!
A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e Departamento de Trânsito Urbano - DETRU, administra o estacionamento rotativo de São Bento do Sul, e para proporcionar maior comodidade aos usuários, disponibiliza as seguintes informações sobre a utilização do rotativo:
Forma de utilização
O estacionamento rotativo é válido para as vagas demarcadas e devidamente sinalizadas na área central do município.
Os usuários poderão acionar o estacionamento rotativo das seguintes formas:
- com a utilização de moedas (R$ 0,05, 0,10, 0,25, 0,50 centavos e 1,00 real),
- com a utilização do Tag (bóton) recarregável,
- ou através do aplicativo "Vago" para celulares.
Todas as vagas são acionadas exclusivamente com os dados da placa do veículo.
Os parquímetros instalados pelas vias são utilizados para carros em geral e para motocicletas, não havendo distinção de equipamento para acionar o estacionamento. O acionamento pode ser feito em qualquer parquímetro e estacionado em qualquer vaga delimitada pelo rotativo São Bento.
Valores
Os valores definidos para o custo por hora são de R$ 1,82 para carros em geral e R$ 0,91 para motocicletas.
Tempo limite
O tempo de permanência na vaga é de duas horas. Passado duas horas é necessário mudar de vaga e acionar o parquímetro novamente. Caso não seja acionado após duas horas o veículo será removido.
Notificação e Regularização
Caso o condutor não acione a vaga, poderá ser notificado no valor de R$ 18,20 para carros em geral e R$ 9,10 para motocicletas.
Aviso de irregularidade não é multa.
O não pagamento do aviso de irregularidade dentro do prazo de 7 (sete) dias úteis se tornará em multa de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro Art. 181 – Inciso XVII.
O local para efetuar a regularização é a Central de Operação do Rotativo São Bento, localizada no prédio de Informações ao Turista, cito à Praça Getúlio Vargas (Prédio da antiga Câmara de Vereadores) ou solicitar o boleto pelo e-mail rotativo@saobentodosul.sc.gov.br ou também poderá fazer o pagamento pelo aplicativo do VAGO ONLINE.
A Central do Rotativo não recebe pagamento de boletos. Estes deverão ser pagos nas Agências da Caixa Econômica, Casas Lotéricas ou aplicativo da Caixa. Após 24h o usuário poderá pagar em outros bancos ou aplicativos.
Após o pagamento do boleto o usuário estará com a situação regularizada e se quiser poderá comparecer na Central do Rotativo para receber a metade do valor pago em horas de estacionamento, que serão inseridas no seu TAG ou retiradas em cartões de estacionamento.
Nova ferramenta para pagamento do aviso de irregularidade
O aplicativo “Vago” do Estacionamento Rotativo está com nova ferramenta para pagamento do aviso de irregularidade. Agora, o motorista poderá pagar o aviso pelo portal do cliente.
Para isso, basta acessar o site www.vagoonline.com.br, clicar em “Serviços” e após, clicar em “Consulte”. O motorista precisa na sequência digitar a placa do veículo e clicar em “Consulte por notificações”.
Se o veículo estiver com o aviso de irregularidade aparecerá no sistema e o motorista então precisa selecionar a notificação, preencher os dados solicitados e clicar no campo “Pagar” para efetuar o pagamento através do cartão de crédito.
Após o pagamento, o recibo será enviado para o e-mail cadastrado.
TAG
O TAG para o estacionamento rotativo é comercializado exclusivamente pela empresa fornecedora Lapaza, ao valor de R$ 10,00 (dez reais) e pode ser adquirido nos postos de venda (comércio local – indicados nos parquímetros), onde também são feitas as recargas dos mesmos.
Como adquirir créditos
Para adquirir créditos o usuário deve procurar um posto de vendas, indicado junto ao painel do parquímetro.
Aplicativo Vago
Também está disponível o aplicativo “Vago” para celular Android e IOS, onde o usuário poderá acionar o estacionamento, comprar créditos através de cartão de crédito e saber o tempo restante de permanência na vaga.
No site www.vagoonline.com.br é possível comprar recargas, verificar histórico do cartão, histórico dos acionamentos, entre outros.
Atendimento
O atendimento na Central de Operação do Rotativo São Bento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, retornando às 13h até 16h30, e no sábado das 8h às 12h.
O telefone da Central de Operação do Rotativo São Bento é o 47-3634-1084 e o e-mail rotativo@saobentodosul.sc.gov.br.
Decreto 1001/2018
§ 4º usuário é inteiramente responsável pela correta digitação da placa do respectivo veículo nos totens e no aplicativo. (Redação acrescida pelo Decreto nº 1317/2019)
Acompanhe nossos vídeos explicativos para ficar sem dúvidas sobre como utilizar o estacionamento rotativo.
Como inserir créditos
Como acionar a vaga com TAG
Como resgatar saldo de tempo no TAG
Como utilizar o estacionamento com moedas
Como utilizar com o aplicativo Vago